loader image

CNH Digital: O que você precisa para ter e como instalar o aplicativo no Android e iOS

Ouviu falar por aí que pode ter a sua Carteira de Habilitação de forma digital e quer saber como fazer isso? Nós separamos algumas informações que você precisa saber.

Instalar aplicativo CNH Digital
Imagem: CNH Digital

Além disso, também vamos te mostrar como você pode fazer download da sua agora mesmo, confira:

O que é a CNH Digital

Poucas pessoas sabem, mas atualmente você pode ter a sua Carteira Nacional de Habilitação em versão totalmente digital dentro do seu smartphone e com o mesmo valor jurídico que a impressa, ideal para quem não quer precisar carregar uma carteira cheia de documentos ultrapassados.

PUBLICIDADE

O projeto dessa CNH surgiu em julho de 2018, se tornando obrigatória para todos os Estados, mas facultativa para os motoristas e, por isso, atualmente ainda existem as duas versões.

Entretanto, essa versão digital trás uma série de vantagens para todos os motoristas, principalmente para quem tem problemas de memória e esquece constantemente a carteira em casa ou os documentos.

Além disso, você não precisa estar conectado para acessar o aplicativo, pois ele utiliza o código QR Code que fica dentro da sua carteira de motorista. Até o momento, é muito mais fácil esquecer a sua carteira em casa do que o celular e, por isso, ter a versão online pode te ajudar a evitar algumas multas além de ser muito mais cômoda e prática.

Infelizmente, não basta apenas baixar o aplicativo no seu celular e começar a usar, você precisa ter um documento atualizado e criar um acesso dentro do app e nós vamos te mostrar como fazer isso abaixo.

Mas, quem pode ter a eCNH?

Para que você possa ter acesso a versão online, a sua carteira de motorista precisa ter sido impressa no novo formato, ou seja, ela precisa ter sido emitida depois de maio de 2017.

Caso você não saiba quando ela foi emitida, basta abrir a carteira e verificar se ela está com um QR Code na parte interna, caso não tenha, você pode solicitar uma segunda via indo até o Detran da sua cidade e pagamento apenas a taxa de emissão, mesmo estando fora da data de renovação.

Se faltar pouco tempo para você precisar fazer a renovação da sua habilitação, vale à pena esperar um pouco para não precisar gastar duas vezes.

Como se cadastrar no Denatran

Se você tiver o modelo atualizado da carteira, você poderá fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatran, para isso você deve fazer o que iremos te explicar abaixo:

Primeiro acesse o site do portal de serviços e acesse o item “Cadastro” que está disponível no menu à esquerda.

Você vai precisar preencher um formulário e, logo após, clicar em cadastrar. Após isso, você receberá um link de ativação no seu e-mail e deverá clicar nele para ativar o seu cadastro e pronto!

Código de ativação e visita ao Detran

Em alguns casos você precisará fazer uma visita ao Detran para fazer a validação dos seus dados de forma presencial e ela deve ser feita no lugar onde a habilitação foi emitida.

Também será possível fazer este processo usando um certificado digital, mas ele é pago. Em alguns lugares, poderá ser cobrada uma taxa para a validação e emissão da CNH Digital por parte do Detran, mas vale à pena conferir todas as informações onde você retirou a sua habilitação.

Após isso, você deverá entrar novamente no portal de serviços do Denatran para conseguir o seu código de ativação e, para isso, deverá acessar o item “Código de Ativação”, no menu à esquerda.

Logo em seguida clique na opção “Gerar código de ativação” e você receberá um código no seu e-mail, que deverá ser utilizado na hora de instalar o aplicativo no seu celular.

Como instalar o aplicativo da CNH Digital

passo2

Versão Android

O primeiro passo para instalar o seu aplicativo no Android é acessar a Play Store do seu celular e pesquisar por “CNH Digital Serpro” na barra de pesquisas. Você irá encontrar o aplicativo e deverá clicar na opção “instalar” e fazer a instalação do aplicativo no seu celular.

Versão iOS

Para realizar a instalação no iOS você deverá acessar a App Store e digitar “CNH Digital” na barra de pesquisas e irá encontrar o aplicativo, logo em seguida clique em “Obter” e digite a sua senha do iCloud ou use a impressão digital. Após, basta aguardar o aplicativo ser baixado.

Depois de instalar o aplicativo da CNH Digital

Tanto no Android quanto no iOS você deverá seguir os seguintes passos para conseguir ter acesso a sua carteira digital:

  • Abra o aplicativo, leia todas as informações e clique em “continuar”;
  • Insira o seu CPF no campo determinado, avance, digite a sua senha e clique em “Entrar”;
  • Na tela à seguir, coloque o código de ativação que está no seu e-mail e continue para próxima dela.
  • Cadastre um PIN de quatro números e clique em salvar.

Pronto, agora você já tem a sua carteira digital no seu celular, basta acessar e usar quando precisar.