loader image

Como participar dos leilões da Receita Federal

Os leilões da Receita Federal chama a atenção de diversos usuários, pois os produtos oferecidos possuem um valor muito menor do que se você fosse adquirir direto da loja. Por conta do Covid-19, os leilões presenciais foram suspensos e apenas os eletrônicos estão acontecendo.

receita
Imagem: Reprodução/Internet

Para saber mais sobre quais produtos são leiloados e como participar dos leilões, basta seguir lendo a nossa matéria. Se você estiver com dúvidas sobre o funcionamento dos leilões da Receita Federal, basta acessar o link que você será redirecionado para a nossa matéria! 

Quais são os produtos leiloados pela Receita Federal?

Os produtos leiloados pela Receita Federal são conseguidos por meio de apreensões e, por conta disso, eles são das mais diversas categorias. Como alguns ficam presos na alfândega, geralmente vindos da China, ou são pegos na fronteira do Paraguai com o Brasil, é impossível saber o que vai ser encontrado.

No caso de serem pegos na fronteira do país, além dos produtos transportados, os carros, motos ou caminhões também são apreendidos e são levados à leilão juntamente com as mercadorias.

Alguns exemplos de produtos que podem ser leiloados são os eletrônicos, como celulares, notebooks e videogames, também são colocados à venda peças de decoração (cerâmicas) e também roupas e calçados.

Como eu posso participar dos leilões da Receita Federal

Antes de entrarmos no período de isolamento social, existiam duas modalidades de leilões: presenciais e eletrônicos. Como as aglomerações de pessoas estão proibidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os leilões presenciais foram suspensos.

Para participar dos leilões eletrônicos, é necessário possuir um código de acesso gerado pelo Portal e-CAC. Os códigos gerados são diferentes, pois você pode participar do leilão como pessoa física ou jurídica. Caso você tenha dúvidas sobre a geração do código de acesso, esse documento explica o passo a passo de como conseguí-lo. 

Além do código de acesso, você ainda precisará de um certificado digital, que deve ser comprado à parte e é de sua total responsabilidade. Ele pode ser conseguido em alguns sites, e também possui a versão de pessoa física ou jurídica. 

Antes de participar dos leilões, você terá acesso ao site da Receita Federal e verá quais são os editais que estão valendo e se os itens disponíveis são os que você está procurando. É importante estar atento aos editais, pois o seu código de acesso só é válido por dois anos, e depois será necessário gerar outro. 

Uma vez habilitado a entrar em um leilão, o interessado participará da primeira fase, onde deverá dar um lance. O valor oferecido pelo lote deve ser até 10% menor do que a maior oferta, e os que preencherem esses requisitos serão selecionados para a segunda fase, que é o pregão propriamente dito. 

Na segunda fase do leilão, as pessoas darão lances diretos e competem diretamente entre si, e quem der a melhor oferta, e não for contestado, leva o lote para casa.

Se você estiver com dúvidas sobre o funcionamento dos leilões eletrônicos e quiser saber mais sobre eles, basta acessar o link da nossa matéria e você será redirecionado para ter mais informações sobre o assunto.