loader image

Os vilões da luz: veja os 5 aparelhos que gastam mais energia na sua casa

Se tem uma coisa que aumenta muito em certas épocas do ano é a conta de luz, no inverno por conta do chuveiro quente e durante o verão por conta do uso incessante do ar condicionado, mas, nas demais épocas do ano, você sabe o que anda gastando na sua casa?

Exatamente pensando em responder essa pergunta, criamos um texto completo apresentando os 5 aparelhos que mais gastam energia elétrica na sua residência e, claro, algumas formas de diminuir o consumo. Siga lendo para saber mais!

Porque diminuir o consumo de energia elétrica é importante?

eletrodomesticos 800x450 1
Os vilões da luz: veja os 5 aparelhos que gastam mais energia na sua casa 2

Para quem não sabe, a energia simplesmente não provém do nada, ela precisa ser criada de alguma forma e, na maioria das vezes, a energia mecânica (por movimento) ou a energia termodinâmica (pelo calor) é transformada em energia elétrica para chegar a nossa residência e isso pode ser extremamente prejudicial ao meio ambiente.

Atualmente, muitas pessoas estão investindo na energia solar, que é uma das fontes mais abundantes do nosso planeta e, de longe, uma das mais sustentáveis, seguida pela energia eólica, criada a partir do movimento.

Contudo, antes de mudarmos a geração de energia de um planeta inteiro, precisamos começar mudando as formas de consumo do nosso lar, certo?

Os 5 aparelhos que mais gastam energia na sua casa

1- Geladeira

Pode parecer bobagem, afinal sempre ouvimos falar do chuveiro, mas o top 1 de aparelhos que mais gastam energia em casa fica com a geladeira, afinal é extremamente difícil transformar a energia elétrica, gerada no motor da geladeira, em um ar frio para a conservação dos alimentos.

A primeira forma de diminuir o consumo de energia é avaliar o tipo de geladeira que você está comprando, prezando por aquelas que tenham o selo “A” de qualidade, o que significa que além de gastarem menos, são mais sustentáveis; além disso, é ideal evitar abrir a geladeira muitas vezes ao longo do dia, para não acionar o motor de resfriamento;

2- Chuveiro

O nosso grande vilão, na maioria dos casos, é o chuveiro, afinal nada melhor do que chegar em casa, depois de um dia frio, e tomar um banho quentinho para relaxar todos os músculos do corpo; contudo, isso pode acabar pesando mais do que o necessário na sua conta de luz no final do mês.

Para economizar recomendamos o óbvio: diminuir o tempo de banho, tentando não ultrapassar 15 minutos embaixo do chuveiro (lembre-se que além de luz, sua água também está indo embora) e evite banhos muito quentes, para que não seja necessária tanta energia.

3- Ar condicionado

Como comentamos no início do texto, principalmente no verão, o valor da conta de luz sobe pelo uso do ar condicionado que, assim como o chuveiro e a geladeira, precisa utilizar da energia elétrica para realizar o resfriamento ou aquecimento dos ambientes, gerando um gasto bem alto.

Atualmente, existem opções no mercado com a tecnologia Inverter, que ajudam a economizar na energia ao longo do mês e são um excelente investimento, além de evitar deixar o ar condicionado por muitas horas ao longo do dia.

4- Eletrônicos

Muitas pessoas acham bobagem, mas é exatamente aí que mora o perigo, afinal notebooks e televisores, por estarem constantemente conectados à tomada, acabam gastando muito mais do que você sente no final do mês.

O recomendado é deixar estes aparelhos sempre fora da tomada, quando não estão sendo utilizados, pois muitos entram no modo stand by, que nada mais é do que hibernar enquanto esperam por um gasto maior de energia.

5- Máquinas de lavar roupa

Por último, mas não menos importante, temos mais um item indispensável dentro de casa na nossa lista: a máquina de lavar roupas. Ela conta com um alto gasto de energia por conta dos seus processos de lavagem e constante uso.

Dessa forma, recomendamos que as lavagens se tornem mais escassas, no máximo duas vezes por semana, para que, além de conseguir gastar menos luz, você também tenha uma redução no gasto de água, selecionando as peças a fim de fazer uma lavagem completa em uma única vez.

Em um primeiro momento pode parecer difícil reduzir o consumo de energia elétrica, mas ao longo do tempo temos certeza que você conseguirá mudar de vida.