loader image

Novo aplicativo de transporte incomoda Uber e 99

O mercado de transporte urbano vem sendo revolucionado nos últimos anos com o surgimento de aplicativos que conectam passageiros a motoristas particulares. A Uber e a 99 são algumas das empresas que se destacam nesse setor, mas agora um novo aplicativo vem ganhando espaço e incomodando esses gigantes.

Com uma proposta diferenciada e vantagens competitivas, esse novo concorrente promete abalar o mercado e mudar a forma como as pessoas se locomovem nas cidades. Neste texto, vamos conhecer mais sobre esse novo aplicativo e entender como ele vem afetando a indústria de transporte urbano.

Uber e 99: Como funcionam 

9be70b0c uber
Novo aplicativo de transporte incomoda Uber e 99 2

O Uber e 99 são dois aplicativos de transporte que ganharam muita popularidade entre os usuários nos últimos anos, transformando completamente a forma como as pessoas circulam pelas cidades e facilitando o acesso ao transporte, com todos os processos realizados por meio do celular. O primeiro a chegar foi o Uber, que é até os dias atuais o mais utilizado no país. 

O funcionamento dos dois é semelhante, os usuários se cadastram na plataforma e podem solicitar viagens para diferentes destinos. Após estas viagens eles são avaliados e avaliam os motoristas que os levaram até o destino. 

O pagamento pelas viagens pode ser feito de diferentes formas, seja no dinheiro, cartão ou PIX, dependendo da escolha do cliente.

Além das opções de viagem, estas plataformas também disponibilizam opções de transporte de mercadorias, bem como a opção de uso de veículos como motos, que costuma ter valores mais baixos. 

A chegada destes aplicativos de transporte transformaram a forma como as pessoas circulam pela cidade tendo grande impacto nos serviços de táxi, por exemplo, que anteriormente eram utilizados.

Novo App MobizapSP: como irá funcionar 

Chegou recentemente ao público a notícia de que há um novo concorrente ao Uber e 99 querendo entrar no mercado dos transportes, o que tem gerado grande confusão e polêmica, mesmo antes do lançamento da nova plataforma. 

Este novo app foi lançado na cidade de São Paulo e está incomodando os seus principais  concorrentes. O polêmico aplicativo é chamado mobizapSP foi lançado pela própria prefeitura da capital sudestina e ainda não começou a funcionar, mas tem dado o que falar e feriado muitas discussões.

Segundo informações, o órgão fiscalizador desse tipo de solicitação já entrou em contato com a autarquia para esclarecer algumas dúvidas sobre o novo serviço oferecido aos moradores. Segundo a Amobitec (Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia), ainda não há informações suficientes sobre o aplicativo de transporte. 

A Amobitec é responsável pela regulamentação de aplicativos como Uber e 99 e, de acordo com esta associação, alguns problemas foram detectados no funcionamento dos aplicativos. Ainda segundo este órgão, os problemas foram detectados antes do lançamento do novo app de transportes começar a operar em São Paulo. 

Entre as principais reclamações estão a falta de informações sobre o projeto do novo aplicativo, a possível abordagem que resulte em “dano à livre concorrência” e “interferência desproporcional na ordem econômica”. A empresa Amobitec refere que já enviou uma intimação ao município a solicitar mais informações sobre a iniciativa.

Resposta da prefeitura

Após toda a polêmica gerada com o lançamento do novo aplicativo de transportes, a prefeitura de São Paulo foi questionada sobre o caso. Após isso foi divulgada uma nota oficial em que a prefeitura diz que é um dos deveres do poder público o auxílio ao consumidor encontrará opções com menores juros. 

A nota fala ainda que a Prefeitura de São Paulo tem competência para regulamentar a atividade dos aplicativos, conforme decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). Além disso, o município respondeu às iniciativas apresentadas nos requerimentos da CPI, que tramitaram na Câmara Municipal.

De acordo com o prefeito, a SMT (Departamento de Mobilidade Urbana e Transportes) preparou um concurso público. Isso significa que o novo aplicativo de trânsito cumpre as leis estabelecidas e deve oferecer o serviço com a mais vantajosa recompensa aos motoristas. 

A recompensa para o condutor da nova aplicação deverá assim ser de 89,5% do valor das viagens, restando 10,95% para o sistema de atendimento.

Até o momento estas foram as informações divulgadas pelos órgãos envolvidos no caso e estão sendo agarradas novos posicionamentos e o encaminhamento da discussão.