loader image

Saiba como ter acesso a APOSENTADORIA ESPECIAL no INSS 2020

A aposentadoria é um direito de todos os brasileiros. Apesar disso, existem algumas ramificações deste benefício, como a Aposentadoria Especial. Com a aposentadoria especial, milhares de pessoas conseguem se aposentar com apenas 15 anos de contribuição.

aposentadoria2Bespecial
Imagem: Reprodução/Internet

Para entender como funcionará a Aposentadoria Especial e se você tem direito à ela, basta continuar lendo a nossa matéria!

Aposentadoria Especial INSS 2020

Antes de mais nada, é importante estabelecer o porquê esse tipo de benefício é chamado de especial e o que ele tem de diferente dos demais benefícios oferecidos pelo INSS.

Segundo as normas estabelecidas pelo INSS, a Aposentadoria Especial é destinada apenas aos trabalhadores que possuam trabalhos considerados nocivos, como usar produtos químicos.

Ou seja, todo o trabalhador que esteja exposto a riscos que possam causar danos para a sua saúde podem solicitar a aposentadoria especial com menos tempo de contribuição do que os trabalhadores normais.

Quem tem direito a aposentadoria especial do INSS?

Como já era de se esperar, antes de receber a sua aposentadoria especial, o trabalhador deverá passar por um série de avaliações que comprovem a sua solicitação. Ou seja, é necessário que o trabalhador comprove para a Previdência Social que cumpre as regras da Aposentadoria Especial.

As regras para a solicitação são:

  • Profissionais que trabalhem com porte de armas, como policiais;
  • Profissionais que trabalhem com eletricidade, como eletricistas;
  • Profissionais que trabalhem com ruídos, calor ou frio em excesso;
  • Profissionais que fiquem expostos à radiação;
  • Profissionais que tenham exposição continuada à agentes biológicos, tais como animais, lixo ou pessoas doentes;
  • Profissionais que tenham exposição continuada à produtos químicos, tais como graxas, combustíveis, solventes e tintas.

Caso a sua profissão esteja listada acima, você pode entrar com a solicitação da sua aposentadoria com menos tempo que os demais, desde que faça o pedido para a aposentadoria especial.

Vale ressaltar que 15 anos é o tempo mínimo de contribuição, mas ele pode variar de 20 anos até 25 anos, pois depende da profissão que o trabalhador exerceu e quais riscos ele corria nesse período.

Como agendar a aposentadoria do INSS?

Como a maior parte das empresas, o INSS não deixou de se modernizar e disponibilizou alguns dos seus serviços de forma online, para facilitar a vida de seus clientes. O agendamento de benefícios está sendo feito totalmente pela internet no site do INSS.

Para realizar o agendamento da sua entrevista, a fim de fazer a solicitação da sua aposentadoria, basta seguir os passos descritos abaixo.

Passo 1. Em primeiro lugar, você deve acessar o site do INSS e selecionar a opção Agendar. 

Passo 2. Após clicar no botão de Agendar, você será redirecionado para uma outra página onde serão solicitados os seus dados.

Passo 3. Será solicitado o seu nome e CPF, e confirmação de que você não é um robô. Depois de cumprir essas solicitações, você terá acesso completo ao site do INSS.

Passo 4. Depois de ter acesso ao site, aparecerá a opção para você confirmar a sua solicitação de aposentadoria. É importante conferir se é “aposentadoria por tempo de contribuição”.

Passo 5. Por fim, basta escolher a agência do INSS mais próxima de você, a data e o horário que ficam melhores para você ser atendido. 

Caso você tenha ficado com alguma dúvida pode conferir o final deste texto e acessar algum dos contatos com o INSS para sanar todas elas.

No dia da sua entrevista, é necessário que você compareça ao local com todos os seus documentos impressos e, inclusive, o comprovante de solicitação de agendamento. Ele é imprescindível e faz parte dos documentos que você deve apresentar.

Quais são os documentos necessários para a entrevista

Após fazer o agendamento da sua entrevista, é necessário separar os seus documentos que devem ser apresentados no dia marcado. Eles são essenciais para que a sua solicitação seja bem sucedida, caso contrário você terá que juntar o que faltar e agendar novamente.

Para que isso não aconteça, nós listamos todos os documentos necessários que você deve levar. Confira:

  • Documento de identificação com foto e CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Carnês de contribuição;
  • Documentos comprobatórios de exposição a agentes nocivos, tais como os citados anteriormente;
  • Perfil Profissiogáfico Previdenciário (PPP).

Com todos estes documentos em mãos, é possível realizar a sua solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição. Além dos listados acima, deve-se levar a solicitação de agendamento. 

Contato INSS para esclarecimento de dúvidas

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre a Aposentadoria Especial, é possível entrar em contato diretamente com o INSS para esclarecer todas as dúvidas, seja elas sobre documentos ou se o seu emprego se encaixa neste tempo de contribuição.

O número disponível para falar com um dos atendentes é 135 e, felizmente, o serviço está disponível de segunda à sábado, das 07h até às 22h, pelo horário de Brasília. Além disso, existe uma Central de Dúvidas no site do INSS onde perguntas mais frequentes dos usuários são respondidas pelos servidores da Previdência Social.