A divida caducou? Saiba como voltar a usar seu CPF

De acordo com os dados disponibilizados pelo SPC/Serasa, cerca de 600 milhões…

Anúncio


De acordo com os dados disponibilizados pelo SPC/Serasa, cerca de 600 milhões de brasileiros possuem dívidas em algum estabelecimento. Estar com o nome sujo significa que você possui restrições de crédito e pode não conseguir realizar empréstimos, por exemplo.

cpf
Imagem: Reprodução/Internet

Apesar da dívida ficar um tempo no seu nome, depois de um tempo ela acaba por “caducar” e o consumidor consegue usar o seu CPF novamente para compras. Mas afinal, o que significa isso? Quanto tempo leva para acontecer? Tire todas essas dúvidas agora!

Anúncio

Dívida caducada

O termo caducar é muito popular entre os brasileiros, pois é usado para designar uma passagem de um longo período após a contratação de uma dívida, em que a mesma ainda existe, mas o nome do devedor deixa de aparecer em registros de inadimplência. 

Quanto tempo leva para uma dívida caducar?

Essa é a dúvida mais comum entre os brasileiros, pois cada dívida possui um tempo para ficar no cadastro antes de prescrever e o CPF ser removido da lista de inadimplentes. Lembrando que a dívida ainda existe, apenas acontece a liberação do seu CPF para utilização.

De acordo com o artigo 205 do Código Civil, os débitos ficam prescritos durante 10 anos, salvo algumas exceções. Contas de água, luz, telefone e internet, podem ficar por até 5 anos e aluguel por até 3 anos. 

Após a dívida prescrever, eu posso voltar a fazer compras?

Sim! Você pode voltar a usar o seu CPF para realizar compras e empréstimos de crédito. Obviamente, se você não pagou a sua dívida, o seu Score de crédito estará extremamente baixo e será muito difícil conseguir aprovação em determinados serviços. 

Para ter o seu nome retirado dos bancos de inadimplência, é preciso fazer uma solicitação para os mesmos para que removam o seu nome do cadastro. Depois disso, você já poderá realizar compras normalmente. 

Como citamos anteriormente, existe o Score de Crédito, que é uma forma de monitorar as pessoas e determinar se elas são boas pagadoras. Geralmente, as empresas fazem uma consulta a esse Score antes de aprovarem novos empréstimos e financiamentos. Se você já teve uma dívida com essa empresa anteriormente, é provável que eles não façam novas aprovações. 

Como melhorar o CPF depois que a dívida caducar?

Mesmo que o seu nome não conste mais no cadastro, a melhor opção é você quitar a dívida e eliminar logo esse problema. Além disso, existem diversas formas para que você consiga aumentar o seu Score de Crédito do Serasa. 

Uma forma de melhorar o seu CPF é comprar mais e sempre arcar com as suas dívidas, dessa forma você demonstra ter se tornado uma pessoa confiável e ter deixado os erros de dívidas no passado. A confiança da empresa com o seu cliente é a base para ter um CPF estável e um Score bom.

Caso você não consiga melhorar o seu Score, mas ainda assim precise de algum tipo de crédito, existem diversas instituições que fornecem créditos, empréstimos e financiamentos para negativos, como o BMG Card e muitos outros.


O seu portal do mundo tec.

Carregando…

0