loader image

Apple pode limitar uso da porta USB-C do iPhone 15; entenda

A Apple tem se envolvido em uma quantidade imensurável de polêmicas nos últimos lançamentos dos seus smartphones, iniciando com o aparelho sem o carregador incluso, o que gerou um verdadeiro rebuliço e envolveu até mesmo o PROCON, o órgão fiscalizador que temos no Brasil.

Atualmente, a empresa se pronunciou sobre o lançamento do iPhone 15, que contará com a entrada padrão de carregador (USB-C), mas existem boatos de que mesmo com a entrada padrão, o carregamento ainda será limitado aos dispositivos da Apple. Para saber mais, basta seguir lendo o nosso texto!

A Apple e o USB-C

iphonecomusbcpodechegarem2023
Apple pode limitar uso da porta USB-C do iPhone 15; entenda 2

A Apple sempre foi uma empresa que gostou de fazer diferente e, por conta disso, conquistou uma legião de clientes que estão sempre atentos aos lançamentos e querendo um novo aparelho para chamar de seu, mas uma coisa que sempre irritou algumas pessoas foram os carregadores (e, claro, as baterias).

Por conta de uma pressão que está sendo realizada pela União Européia, é provável que o iPhone adote a entrada padrão USB-C já no seu próximo lançamento, o iPhone 15, que tem lançamento previsto para o mês de setembro, mas apesar de acatar com as exigências, ainda pretende causar alguns problemas.

Segundo as informações que temos até o momento, o objetivo da marca da maçã é limitar a conexão para dificultar o uso de acessórios que não sejam certificados pela marca, o que pode ir desde carregamento lento até carregamento algum.

Com isso, a nova entrada do iPhone 15 continuaria limitada às velocidades do USB 2.0 usadas no conector atual Lightning, o que significa que mesmo com uma nova entrada, o mesmo vai continuar funcionando exatamente da mesma forma que o anterior.

Possíveis formas de realizar a limitação da entrada USB-C

As últimas informações atualizadas foram disponibilizadas na Weibo, um twitter chinês que geralmente não erra nas suas informações. Pelo que se sabe, a Apple está desenvolvendo uma placa de circuito integrado (CI), funcionando de forma semelhante ao que se tem no Lightning, que nada mais é do que carregadores falsos.

Esse CI será capaz de identificar, através da certificação MFi (Made For iPhone/Feito para iPhone), quando um cabo que não é da Apple for conectado no aparelho, dando a mensagem de  “este acessório não é compatível” na tela.

Ainda sobre a bateria do iPhone, que até hoje é um problema para alguns usuários, a porta USB-C no iPhone 15 e no iPhone 15 Plus permanecerá limitada às velocidades USB 2.0. Enquanto isso, apenas os modelos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max (os mais caros) terão velocidades de carregamento superiores.

Como já comentamos anteriormente, as histórias sobre a limitação de carregamento são apenas rumores e podem vir a não se concretizar, por isso caso você esteja pensando em migrar para o modelo mais novo no final do ano, recomendamos que você reúna dinheiro desde já, pois os vazamentos mais recentes estão falando em, aproximadamente, R$ 7 mil.

Qual o objetivo de realizar uma limitação nos cabos?

A Apple é uma das maiores empresas da atualidade e, por conta disso, não precisaria ficar se preocupando com cabos sendo comprados em outros locais, certo? Mas a preocupação não está no financeiro e sim na experiência que o usuário terá utilizando os produtos originais e certificados.

Como os falsificados geram um possível risco ao aparelho, diminuindo principalmente a saúde da bateria, a empresa quer encontrar uma forma de seguir incentivando os usuários de iPhone a adquirem os produtos originais que, apesar de serem mais caros, mantêm o seu aparelho intacto e funcionando por muito mais tempo.

Por fim, vale ressaltar que a Apple já começou a empregar o funcionamento da entrada padrão USB-C em alguns dos seus dispositivos, sendo o iPad Pro e o iPad Air os escolhidos para ter essa funcionalidade, mas até o momento não existe nenhuma limitação de CI referente ao carregamento com produtos não certificados e, pelo que tem-se conhecimento dos usuários, todos os aparelhos passam bem.

Esperamos que este texto tenha passado todas as informações que você precisava saber sobre a Apple e as novas funcionalidades que estão sendo desenvolvidas pela empresa. E aí, pretende deixar a maçã e migrar para o Android?