Breve História do Computador

A palavra computador vem do latim computare, que significa calcular. Por…
Anúncio

A palavra computador vem do latim computare, que significa calcular. Por isso, todos os objetos que fazem cálculos podem ser considerados um computador.

Breve História do Computador

Anúncio

O computador, como temos hoje, não foi criado assim da noite para o dia. Ele é como é, porque foi evoluindo com o passar dos anos, ou até, menos que isso, como vemos atualmente. Então, vamos descobrir como se deu sua evolução e também, as suas primeiras iniciativas:

Ábaco

Anúncio

2600 a.c. – os chineses inventaram o ábaco para efetuar seus cálculos. Objeto que ainda pode ser encontrado nos dias de hoje.

1440 – é desenvolvida a primeira impressora, que funcionava como uma prensa. Antes dela, era necessário os escribas para fazerem as cópias dos livros, que eram bem caros.

1500 – Leonardo da Vinci faz o projeto da primeira calculadora mecânica.

Anúncio

1822 – Charles Babbage desenvolveu a máquina de diferenças, capaz de calcular logaritmos. Muitos consideram Babbage o avô do computador.

1847 – Já George Boole é considerado o pai da lógica moderna. Em 1847, desenvolveu um sistema lógico que reduzia a representação de valores através de dois algarismos: 0 ou 1.

1944 – foi construído o MARK I, o primeiro computador totalmente eletromecânico. Pesava cerca de 5 toneladas.

Anúncio

1946 – Foi criado o Colossus, com o objetivo de fazer a criptoanálise dos códigos secretos utilizados pelos nazistas.

Neste mesmo ano, também ficou muito conhecido o ENIAC, desenvolvido nos EUA. Esta máquina era 1000 vezes mais rápida que qualquer outra existente na época.

ENIAC, desenvolvido nos EUA

Após este período, temos a chamada, 2ª geração dos computadores. Onde as máquinas eram 10x menores, mais leves e aqueciam menos.

3ª geração dos computadores

Na 3ª geração dos computadores, foram criados os microchips, primeiros softwares e vários de seus componentes reduziram de tamanho.

Hoje, estamos na 4ª geração, mas ela se iniciou nos anos 70. Nela, os computadores se tornaram mais compactos e passou a ser usado o mouse.

Como se tornaram menores, foram desenvolvidos os computadores pessoais, ou, PC’s. O IBM PC e o Macintosh foram verdadeiros sucessos de vendas.

Atualmente, notebooks, celulares e tablets fazem parte de nosso cotidiano e tudo é eletrônico.

O que esperar do futuro da computação?

Desde o início das eras dos computadores, os especialistas tentam desenvolver técnicas para que esta máquina atue de forma parecida com o ser humano. Toda a computação que temos até hoje é baseada no sistema binário.

Porém…

Segundo a física Quântica, não temos apenas 2 únicos caminhos. Em um computador quântico, não são mais usados os bits, e sim, qbits, que podem ser 0 e 1 ao mesmo tempo. Porém, isso é assunto para outro post.

qbits

Assista nosso vídeo referente a este assunto.


O seu portal do mundo tec.

Carregando…