Carteira de Trabalho Digital: Fique por dentro das principais informações

O Governo Federal sempre procura oferecer melhores opções para que os brasile…
Anúncio

O Governo Federal sempre procura oferecer melhores opções para que os brasileiros utilizem os seus serviços, principalmente através de aplicativos funcionais, como é o caso do aplicativo da carteira de habilitação digital.

Contudo, esse não é o único aplicativo de serviços digitais oferecido pelo nosso governo. Neste texto, iremos te apresentar tudo sobre o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, incluindo algumas funcionalidades que você não conhece!

Anúncio

Aplicativo Carteira de Trabalho Digital

Todo o brasileiro que deseje trabalhar com carteira assinada, seja em empresa pública ou privada, precisa ter uma Carteira de Trabalho, afinal, ela é a forma mais fácil de conseguir registrar os seus contratos trabalhistas sem muita enrolação.

Para deixar o papel um pouco de lado, o Governo Federal fez o lançamento do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital que, apesar de ainda não valer como documento, é uma forma rápida e fácil de ter acesso aos seus dados pessoais e do local onde você está trabalhando ou já trabalhou.

Anúncio

Nos próximos tópicos, iremos apresentar todas as funcionalidades que são disponibilizadas por esse aplicativo e, ainda, a forma de utilizar algumas delas que podem ser mais complicadas para algumas pessoas.

Funcionalidades do aplicativo

Quando você pega a sua carteira de trabalho física, você geralmente confere as datas em que você entrou e saiu de um trabalho e qual foi a empresa que realizou a contratação, mas não se preocupe que tudo isso pode ser consultado também digitalmente.

Conferir os seus contratos de trabalho

A principal função desse aplicativo é permitir que você consiga conferir os seus contratos de trabalho de forma rápida e fácil. É possível conferir as informações detalhadas sobre cada um deles, mas na listagem você verá apenas a empresa onde você trabalhou, em que período de tempo e qual foi o cargo ocupado durante esse tempo.

Anúncio

Exportação de dados

Caso você queira fazer a exportação dos dados da sua carteira digital, você poderá realizar de acordo com o que deseja, selecionando apenas alguns contratos ou todos e optando entre todas as informações ou apenas as informações básicas.

Afastamentos

Por último, também é possível conferir quais foram os seus afastamentos do trabalho, seja por conta de atestado ou por outro motivo, e todos eles estarão descritos juntamente com a data, qual foi a empresa da qual você esteve afastado e por qual motivo.

No geral, o aplicativo da Carteira de Trabalho é bastante completo e permite um excelente controle por parte dos usuários, principalmente de algumas funções que antes só poderiam ser vistas diretamente na empresa, como por exemplo: o primeiro e o último salário que foram pagos ao trabalhador.

Anúncio

Avaliações de outros usuários

Antes de baixarmos um aplicativo, sempre precisamos ver quais são as avaliações de outros usuários e, atualmente, o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital conta com uma avaliação de 3,8/5 estrelas, infelizmente não a melhor que poderíamos esperar.

Segundo os comentários de outros usuários, o aplicativo não está oferecendo informações corretas desde as suas últimas atualizações e alguns dados como CNPJ e endereço de empresas não estão correspondendo ao mesmo que é apresentado na Carteira de Trabalho física.

Fora isso, o aplicativo é considerado uma excelente alternativa para os usuários e, mesmo com todos os erros, não existe uma versão que o substitua.

Como fazer o download do aplicativo no seu celular

É claro que, além de passarmos todas as informações sobre o aplicativo oferecido pelo Governo Federal, também iríamos passar informações sobre a forma de solicitar. Basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Abra a loja de aplicativos disponível no seu smartphone, podendo ser em sistemas Android ou iOS, pois o aplicativo está disponível para ambos;
  2. Depois disso, vá na opção de pesquisa e digite Carteira de Trabalho Digital e selecione a primeira opção que estiver disponível;
  3. Clique na opção Instalar e aguarde até que o download seja finalizado;
  4. Depois que o download for finalizado, selecione a opção Abrir;
  5. Você poderá acessar o aplicativo utilizando os seus dados cadastrados no site gov.com.br, com o CPF e senha.

E pronto! Você já poderá utilizar todas as demais funcionalidades que forem oferecidas pelo aplicativo sem precisar pagar nada por isso e nem incomodar as pessoas da sua empresa para conseguir informações. Aproveite!
Você também pode se interessar por: Meu Inss: Saiba como funciona e como fazer o download do App


O seu portal do mundo tec.

Carregando…