loader image

ChatGPT: Confira 5 formas de saber se um texto foi escrito por IA!

O ChatGPT, também conhecido como GPT, é uma das versões mais recentes do modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI. Esse modelo de inteligência artificial é projetado para entender e gerar texto natural em resposta a uma variedade de perguntas e comandos.

Ultimamente, o ChatGPT tem sido bastante usado em diversas áreas e para diversos fins, facilitando o cotidiano das pessoas. No entanto, saiba que é possível saber se um texto foi escrito pela IA ou por outros chatbots com a ajuda de ferramentas online.

Como saber se um texto foi escrito pelo ChatGPT?

ChatGPT
ChatGPT: Confira 5 formas de saber se um texto foi escrito por IA! 2

Diversas pessoas estão usando a inteligência artificial para facilitar seus trabalhos, lições de aula e até tarefas do dia a dia. Por conta do aumento do uso do ChatGPT, também se popularizou o uso de ferramentas IA que verificam se um texto foi ou não escrito utilizando o chatbot.

Os robôs escrevem redações com aparente coerência e respondem perguntas a partir de simples comandos. Dessa forma, muitas pessoas utilizam a IA em provas para a faculdade ou em processos seletivos.

Para identificá-los, professores e empregadores podem utilizar ferramentas como o AI Text Classifier ou o GPT Zero.

1. AI Text Classifier

A OpenAI, a empresa por trás do ChatGPT, disponibilizou recentemente uma ferramenta chamada AI Text Classifier. Essa ferramenta é capaz de identificar se um texto foi escrito por chatbots com inteligência artificial. Embora ainda esteja em fase de testes, o AI Text Classifier já pode ser acessado gratuitamente no site da OpenAI.

Para utilizar essa ferramenta, basta colar o conteúdo que você deseja saber se foi feito por inteligência artificial na sua caixa de texto. Com isso, o AI Text Classifier mostrará o resultado. No entanto, por ainda estar em fase de testes, ainda é uma ferramenta um pouco limitada e não indica uma pontuação para a originalidade do texto.

2. GPTZero

Mais uma alternativa para verificar se uma redação foi escrita com a ajuda do ChatGPT, é o GPTZero. O GPTZero é uma ferramenta que avalia a probabilidade de um texto ter sido gerado por uma inteligência artificial, destacando as frases que possivelmente foram criadas por robôs.

O diferencial desse site é a capacidade de fazer o upload de um arquivo diretamente na plataforma para análise, eliminando a necessidade de copiar e colar o texto. Essa funcionalidade pode ser especialmente útil para professores e outros usuários que desejam avaliar redações de forma conveniente.

3. Content Scale AI

Funcionando semelhante ao GPTZero, o Content Scale AI é uma outra ferramenta que fornece uma “pontuação de inteligência artificial”. Quanto mais alta for essa pontuação, maior é a probabilidade de que o conteúdo tenha sido gerado por um chatbot.

No entanto, é importante destacar que o sistema esclarece que uma pontuação de 85% de “conteúdo humano”, por exemplo, não significa que os outros 15% sejam gerados por IA. Na verdade, esse resultado indica que o sistema tem 85% de confiança de que o conteúdo fornecido pelo usuário foi criado por seres humanos.

4. Undetectable AI

A ferramenta Undetectable AI oferece uma funcionalidade adicional ao detectar textos escritos por inteligência artificial. No entanto, sua principal finalidade é humanizar o conteúdo gerado por robôs.

Para verificar se uma redação foi escrita com o auxílio de IA, os usuários devem copiar e colar o texto desejado e clicar no botão Check for AI. Em seguida, os detectores de IA acenderão em vermelho ou verde – vermelho indica um texto produzido por robôs, enquanto o verde indica que o texto “passou no teste”.

Para tornar um texto mais “humanizado”, basta pressionar o botão Humanize, o que faz com que a produção se assemelhe mais à escrita humana. Em teoria, isso torna mais difícil detectar esse texto com as outras ferramentas mencionadas nesta lista.

5. AI Content Detector

O AI Content Detector da Copyleaks é uma ferramenta adicional que pode ser empregada para determinar se um texto foi gerado por robôs. Embora seja capaz de realizar essa função, a plataforma foi inicialmente desenvolvida para detectar plágio, sendo amplamente utilizada por professores e editores mesmo antes da popularização dos chatbots com inteligência artificial.

Essa ferramenta oferece a capacidade de carregar arquivos em diversos formatos e verificar simultaneamente vários documentos. De acordo com as informações do site, o AI Content Detector é capaz de detectar textos gerados pelo ChatGPT, GPT-4, GPT-3, Jasper e outros chatbots semelhantes.