loader image

Saiba quais são as 7 coisas que você faz no celular que afetam sua segurança!

Os aplicativos de celular oferecem uma ampla gama de recursos e conveniências, mas também apresentam sérios riscos à segurança do usuário. Um perigo comum é a falta de privacidade. Muitos aplicativos solicitam permissões excessivas para acessar informações pessoais, como contatos, localização e histórico de navegação.

Desse modo, esses dados podem ser coletados e compartilhados sem o conhecimento ou consentimento do usuário, resultando em violações de privacidade e possíveis usos indevidos das informações. No entanto, há algumas medidas que você pode tomar para manter seus dados protegidos.

Veja o que evitar fazer no celular para a sua segurança

Segurança digital no celular
Saiba quais são as 7 coisas que você faz no celular que afetam sua segurança! 2

Permitir que apps acessem sua localização

Ao baixar um aplicativo novo, este pergunta se você deseja dar algumas permissões, como sua localização. No entanto, permitir que os apps possam rastrear a sua localização é algo muito perigoso, visto que seus dados podem vazar e parar na mão de terceiros.

Por isso, é recomendado que você forneça apenas as informações necessárias. Além disso, caso o app necessite da sua localização, marque a opção Apenas durante o uso. Em celular com Android 12 ou iOS 15 vale ativar a opção Localização aproximada, a qual não fornece o seu local exato.

Abrir links no WhatsApp sem tomar cuidado

O aplicativo de mensagens WhatsApp é uma ferramenta muito utilizada por golpistas, os quais usam diversos meios para fazer vítimas, incluindo links enganosos.

A prática conhecida como phishing rouba os dados do usuário utilizando páginas falsas, onde é necessário preencher formulários com seu nome, endereço de e-mail e até mesmo dados bancários. Caso você receba esse golpe, é muito importante avisar seus amigos e familiares sobre o ocorrido para que estes não sofram prejuízos financeiros.

Baixar aplicativos fora das lojas oficiais

Ao baixar aplicativos fora das lojas oficiais, os conhecidos APKs, sua segurança pode estar correndo graves riscos, visto que esses aplicativos podem conter malwares. A exemplos de APKs, podemos citar o TikTok 18+ e o WhatsApp GB.

No ano passado, o WhatsApp GB desapareceu de diversos celular após a Meta identificar, junto ao Google, um vírus tipo hook que rouba dados em uma versão do APK. Desse modo, não vale a pena instalar essas versões em seu aparelho, pois apesar de liberarem recursos que os apps oficiais ainda não têm, elas acabam sendo menos seguras.

Compartilhar informações pessoais nas redes

As redes sociais levam suas informações para diversos usuários, por isso, dividir muito da sua vida por meio desses apps pode se tornar perigoso. Você deve evitar compartilhar algumas informações com outros internautas, como o lugar em que você mora ou trabalha.

Além disso, a plataforma também pode colocar esses dados e converter em publicidade direcionada, o que também pode ser invasivo.

Compartilhar muitas mídias com os aplicativos

Nos aparelhos mais modernos, você não precisa mais compartilhar a sua galeria de fotos na íntegra com os aplicativos, visto que, ao tentar publicar uma foto, os apps solicitam acesso a todas as suas imagens.

Isso se dá, pois no iOS 15 e no Android 12, você pode selecionar mídias específicas para compartilhar com os aplicativos. Esse recurso é importante para sua segurança pois assim você conta com privacidade garantida.

Não atualizar o sistema operacional

Outro recurso extremamente importante para a sua segurança é manter o sistema operacional sempre atualizado, pois, além dos upgrades possuírem soluções para falhas de segurança, estes também, evitam que o celular fique sensível a ataques.

Você pode verificar se seu celular possui atualizações pendentes através das configurações, tanto para sistema operacional Android quanto iOS. Vale destacar que a atualização ocorre de forma rápida e prática, bastando reiniciar seu celular ao final do processo.

Guardar senhas no celular

Muitas pessoas costumam anotar informações no seu celular, através do bloco de notas. No entanto, isto é uma prática um tanto quanto perigosa, visto que há chances do seu celular ser infectado por malwares. Além disso, o seu celular pode ser roubado, ou perdido, e as senhas guardadas no bloco de notas podem ser acessadas facilmente pelos criminosos.

Desse modo, é recomendado que você utilize um gerenciador de senhas. Esses aplicativos são elaborados para armazenar essas informações, contando com diversas camadas de segurança para manter seus dados protegidos.