Como baixar o aplicativo Serasa Consumidor e verificar seu CPF online; confira

Quando você fica devendo em algum lugar por muito tempo é natural que o seu n…

Anúncio


Quando você fica devendo em algum lugar por muito tempo é natural que o seu nome entre no cadastro de inadimplentes do SPC e Serasa, no entanto, muitas pessoas ainda não sabem como consultar se estão ou não nesta lista

Existem alguns formas online e grátis onde você pode conferir todas estas informações e nós te mostrar como isso é possível no tutorial abaixo, confira:

Anúncio

SPC e Serasa

É natural que todas as pessoas tenham (ou pelo menos deveriam ter) um número de CPF, pois este é o documento que serve como a sua “identificação” para o governo, lojas e outros estabelecimentos comerciais, assim como o seu nome funciona na sua roda de amigos.

PUBLICIDADE

Este também é o documento usado para te adicionar no cadastro de inadimplentes e você vai precisar utilizá-lo para conseguir conferir, de forma online, como está a sua situação.

Existem duas formas de checar esta informação, tanto no forma online através do site quanto através do novo aplicativo do Serasa, e nós vamos te mostrar como funciona cada um deles.

Consultar CPF através do Serasa online

Se você quer consultar o seu CPF utilizando o navegador do seu Smartphone ou computador, sem precisar baixar nenhum aplicativo basta acessar o site serasaconsumidor.com.br.

Nesta página estarão disponíveis diversos serviços do site, selecione a opção “consultar dívidas” que irá aparecer na sua tela e, logo em seguida, selecione a opção que se adequa ao motivo pelo qual você quer realizar a sua consulta.

serasa2Bconsumidor2Bapp

Na tela seguinte você precisará realizar o seu cadastro caso seja a primeira vez que você está acessando o sistema, para isso, você vai precisar preencher informações como CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha.

A senha que você deverá colocar no site precisa ter, no mínimo, oito caracteres que devem misturar números e letras (maiúsculas e minúsculas). O passo seguinte é fazer a verificação, mostrando que é você mesmo que está acessando, você receberá um e-mail ou SMS para fazer a confirmação de autenticidade.

Confirme que é você mesmo e, logo em seguida, todas as informações disponíveis referentes ao seu CPF estarão na sua tela, caso exista qualquer tipo de pendência você poderá usar as informações para saná-la o mais rápido possível.

Consulta usando CPF pelo aplicativo

Recentemente o Serasa Consumidor disponibilizou um novo aplicativo totalmente gratuíto para você conseguir conferir todas as informações disponíveis no site, como a situação do seu CPF.

Para fazer a consulta neste formato, você deverá baixar o aplicativo nas lojas Google Play ou App Store. Depois de estar com o aplicativo baixado no seu celular, você deverá fazer o cadastro, caso ainda não tenha.

Caso você já tenha acessado o Serasa Consumidor anteriormente em outra plataforma poderá acessar digitando o seu CPF e a sua senha.

Além de consultar todas as pendências disponíveis no seu nome, com este aplicativo você também poderá conferir o seu Score facilmente e receber atualizações e relatórios sobre as suas dívidas.

Isso facilitará muito a sua vida pois, muitas vezes, pessoas ficam negativadas por dívidas antigas que esqueceram de pagar e sequer se lembram, e isso pode ser muito prejudicial para você, caso precise de algum sistema de crédito, por exemplo.

Desvantagens de ter o nome sujo no mercado

Para muitas pessoas, ter o nome sujo ou não pode não parecer nada, mas isso pode trazer uma série de problemas para você, com algumas desvantagens que podem fazer muita falta.

1. Um exemplo é a suspensão de alguns benefícios que são oferecidos por instituições bancárias, como o crédito facilitado, acesso a empréstimos e cartões, afinal, ninguém quer emprestar dinheiro para alguém que tem problema para pagar as suas dívidas.

2. Outra grande desvantagem é não ter opções de crédito para emergências, que sempre acontecem. Com o nome sujo, o mercado terá muito receio de te ceder qualquer linha de crédito, mesmo em emergências e, caso isso aconteça, você irá pagar taxas de juros absurdas.

3. Estar com o nome sujo pode, inclusive, dificultar a sua entrada no mercado de trabalho ou para trocar de emprego, pois o seu cadastro como um bom ou mal pagador sempre é verificado antes da contratação ser feita. Muitas empresas acreditam que uma pessoa endividada não será tão boa quanto aquelas em situação estável.

4. Como dissemos anteriormente, quando você está com seu nome negativado as instituições financeiras dificultam muito o seu acesso ao crédito e isso inclui financiamentos, por exemplo. Além disso, você também terá grandes dificuldades para conseguir fazer crediários em lojas sendo um mal pagador.

5. Você poderá entrar em uma bola de neve de contas e se afundar cada vez mais, pois para pagar uma dívida poderá ir atrás de empréstimos com taxas de juros altíssimas, que farão o valor aumentar ainda mais e assim por diante.

Por conta disso, você deve estar sempre esperto com o seu CPF para nunca deixar ele ficar negativado e acabar sofrendo com estas punições, fique de olho!


O seu portal do mundo tec.

Carregando…

0