Como fazer seu cartão do SUS em casa

Você sabe o que é o Cartão Nacional de Saúde e como ele funciona, como e onde…

Anúncio


Você sabe o que é o Cartão Nacional de Saúde e como ele funciona, como e onde fazer e como é possível baixar o cartão pela internet? Aliás, também é possível retirar uma segunda vida online em caso de perda ou roubo.

sus

Anúncio

Todas as principais informações sobre o Cartão SUS você encontra na nossa matéria. Basta seguir lendo!

O que é o Cartão SUS

Em primeiro lugar, devemos tem em mente qual a finalidade do Cartão Nacional de Saúde (CNS)  e em quais momentos ele pode ser utilizado. O Sistema Único de Saúde é o principal programa gratuito existente no Brasil e quando você vai realizar consultas médicas é importante possuir o seu CNS para facilitar o atendimento.

O Cartão Nacional de Saúde é um cartão emitido pelo governo federal que permite que brasileiros e estrangeiros residentes no país consigam realizar procedimentos médicos de forma gratuita. O SUS serve até mesmo para pessoas que pagam outro plano de saúde.

O cartão do SUS possui um número de identificação que é único e intransferível, permitindo que você seja encontrado em meio aos demais usuários e que o seu histórico médico seja consultado de forma rápida. 

O número de identificação permite que encontrem o seu histórico médico mesmo que você esteja em outro estado e não esteja se consultando com o mesmo médico de sempre. Os agentes de saúde conseguirão dados importantes sobre o seu estado de saúde anterior, quais medicamentos você costuma consumir e algumas outras informações.

Como funcional o Cartão Nacional de Saúde?

O SUS possui três níveis de especialidades, que são dividas em básica, média complexidade e alta complexidade. Cada uma delas é feita para servir a um tipo de cuidado específico.

Básica: Abrange as áreas de clínica médica, pediatria, obstetrícia e ginecologia. Nestas consultas costumam ser oferecidos diagnósticos e tratamentos para doenças mais comuns na rede pública. 

Média Complexidade: Exames de ultrassom complexos, Raio-x, fisioterapias, terapias especializadas, cirurgias especiais e ambulatoriais.

Alta Complexidade: Nesse caso, se enquadram cirurgias cardiovasculares, acompanhamento/tratamento/diagnóstico de pacientes com câncer, transplantes, procedimentos neurológicos e muitos outros.

Todos os exames e procedimentos citados acima possuem cobertura pelo programa do SUS e são oferecidos para toda a população brasileira de forma inteiramente gratuita. Por isso o programa é considerado um dos melhores serviços gratuitos do mundo.

Utilidades do Cartão do SUS

Como dissemos anteriormente, existe a possibilidade de você realizar consultas em todo o território brasileiro, desde que possua sempre o seu CNS. Dentre os serviços oferecidos pelo SUS, estão:

  • Consultas em diversas especialidades médicas;
  • Pré-natal;
  • Exames de sangue, urina e fezes;
  • Transplantes e cirurgias diversas;
  • Tratamentos;
  • Vacinas.

Quem pode solicitar o cartão SUS

Como dissemos anteriormente, qualquer cidadão, seja ele brasileiro ou estrangeiro, que resida no Brasil, tem o direito de fazer a solicitação do Cartão do SUS. Com esse cartão a pessoa pode realizar qualquer tipo de procedimento médico de forma gratuita em todo o território nacional.

Como o número é único, em qualquer lugar do Brasil que você for realizar um procedimento ou consulta, os agentes que estarão cuidando de você conseguirão ter acesso a todo o seu histórico médico.

Quando é necessário utilizá-lo

Sempre que você precisar realizar consultas médicas, cirurgias, exames, tratamentos para câncer, pré-natal e todos os serviços oferecidos pelo SUS, você deve apresentar o cartão no local que será atendido. 

Por isso ressaltamos a importância de sempre portar o seu cartão do SUS, juntamente com um documento de identificação com foto. Eles serão de extrema necessidade para agilizar os seus procedimentos.

Como fazer o cartão do SUS

Para realizar o cadastro no SUS, basta se dirigir até uma Unidade Básica de Atendimento da sua cidade, até a Secretária Municipal de Saúde ou a uma unidade de saúde da família. Você deve levar o seu documento de identificação com foto para realizar o cadastro.

Ele é feito na hora e você já recebe a carteira com o seu número de identificação. Além do número, o seu nome, sexo e data de nascimento também são apresentados no documento. Diferente dos demais documentos nacionais, o Cartão do SUS pode ser plastificado para garantir a sua durabilidade. 

Quais são os documentos necessários para realizar o cadastro?

Para realizar o cadastro do SUS, você deve ser brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro residente no Brasil. Os documentos que você deve apresentar são os seguintes:

  • Documento de identificação com foto, como o RG;
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Comprovante de Residência em seu nome atualizado, no máximo do último mês.

Apresentando estes documentos você consegue realizar o seu cadastro rapidamente e já sair com o cartão em mãos.

É possível realizar o cadastro online?

Infelizmente a resposta é não. Ainda não é possível realizar o cadastro do SUS online. Antigamente, era possível realizar um pré-cadastro no Portal Cidadão, que ajudava a evitar filas, mas ele foi extinto. 

Atualmente, todo o cadastro deve ser feito pessoalmente em uma das unidades da sua cidade e, para evitar ter que retornar para as filas, leve todos os seus documentos no dia! 


O seu portal do mundo tec.

Carregando…

0