Mas, afinal, é possível integrar a popular assistente virtual “Siri” a inteligência virtual que recentemente vem dando o que falar, Chat GPT? E a resposta é sim, é possível.
Isso acontece graças ao fato da plataforma OpenAI oferecer a API necessária para criar um atalho no aparelho smartphone que junta os dois serviços. As APIs são, basicamente, um conjunto de padrões que fazem parte de uma interface e permitem a criação de plataformas de maneiras mais simples e prática para desenvolvedores.
Como usar a assistente virtual Siri?
É possível usar a Siri para fazer perguntas ou até mesmo dar comandos para a inteligência artificial usando a voz, sem necessidade de acessar um navegador e digitar as instruções via texto. Ademais, as respostas geradas são as mesmas que você obteria se as digitasse.
Para fazer isso, no entanto, você precisará configurar um atalho chamado SiriGPT. Note que, para realizar o procedimento, é necessário ter uma conta previamente criada no OpenAI.
- 1° Passo. Acesse o site do OpenAI (www.platform.openai.com). Você deverá fazer o login na sua conta (pelo seu celular);
- 2° Passo. Depois de fazer login, clique no botão de menu (as três barrinhas disponíveis no canto superior direito da tela). Arraste para baixo a tela até encontrar a sua imagem de perfil, sobre a qual se você tocar, logo abrirá o seu perfil;
- 3° Passo. No seu perfil, acesse a opção “View API keys”;
- 4° Passo. Você deverá criar uma chave e copiá-la para um local seguro, já que a mesma será utilizada nos próximos passos. Você poderá fazer isso clicando na opção “Create New Secret Key”, na nova aba que será aberta;
- 5° Passo. Instale as configurações do atalho SiriGPT (www.icloud.com/shortcuts/18cd4aad0abe4b4ebcc03ef3b4d0dc40) no seu aparelho iOS;
- 6° Passo. Abra os atalhos da Siri e acesse as configurações do SiriGPT;
- 7° Passo. No campo com a descrição “ADD API KEY HERE”, você precisará inserir a sua chave API gerada anteriormente, que mencionamos. Colada a chave, clique na opção “OK”, que está disponível no canto superior direito da tela do seu smartphone;
- 8° Passo. De volta à página inicial dos atalhos, você precisará tocar no atalho “SiriGPT” e dar permissão para que o mesmo use o reconhecimento de voz do seu iPhone e possa se conectar à API do OpenAI;
- 9° Passo. Feito! Agora, você já poderá usar a SiriGPT para fazer perguntas ou, até mesmo, dar comandos de voz para a inteligência artificial por meio da Siri.
Como você pôde perceber, é possível adicionar atalhos do iPhone à tela inicial, para que os mesmos tenham um acesso facilitado. Além disso, é possível integrar o atalho a um gesto, por meio do menu de acessibilidade do iOS.
Há previsões para que a Apple dê um up na Siri e a torne mais inteligente?
Na verdade, de acordo com informações obtidas pelo 9to5Mac, já existe uma movimentação na Apple para implementar recursos adicionais à Siri que a tornarão muito mais capaz, já na versão beta do tvOS 16.4.
Naturalmente, isso é uma consequência da popularização de serviços de inteligência artificial, como o próprio ChatGPT, entre outras atrações do tipo. Atualmente, já existe até mesmo IA capaz de fazer sua própria “Stream”, na popular Twitch.
Mas, de volta à Apple, a nova IA a ser lançada receberá o nome “Bobcat”, a qual funcionará a partir de uma tecnologia chamada “Geração de Linguagem Natural da Siri”. Em um primeiro momento, o funcionamento do assistente deverá ser mínimo, contando piadas ou realizando simples tarefas, como configurar cronômetros.
Dessa forma, o que dá a entender é que a Apple não tem intenção de transformar a Siri em um chat box, que é o modelo do Chat GPT. Pelo menos, não até o momento.
Assim, se espera que a Apple ofereça uma maior variedade de recursos e ferramentas para a assistente virtual; ou seja, coisas no âmbito de programar despertadores e outras atividades básicas e monótonas do celular.
No entanto, a atualização mencionada, que trará o Bobcat para o dispositivo, na versão beta do Apple TV, ainda não tem uma previsão para ser lançada pela gigante da tecnologia Apple.