loader image

CPF: O que é, como emitir 2ª VIA e o que fazer caso tenha PERDIDO ele

Todos os adultos possuem um CPF, no entanto, grande parte dessas pessoas não sabem o que ele é, para que serve ou a razão pela qual ele existe, apenas sabem que ele está lá e que precisam dele para fazer compras, criar contas em bancos e usar em algumas outras atividades.

o que e cpf 1 768x490 1

Caso você se encaixe nesse grupo de pessoas que desconhece as razões da existência deste documento, nós vamos te explicar e também vamos te ensinar como emitir uma segunda via dele, saber qual a situação do documento (se está negativado ou não) e o que fazer caso tenha o perdido.

CPF – O que é este documento?

A sigla CPF significa Contrato de Pessoa Física e é um documento criado pela Receita Federal para poder identificar cada contribuinte. Ou seja, quando você cria o seu CPF a Receita passa a te conhecer por um número de 11 dígitos que só mudam por decisão judicial.

Isso ajuda a facilitar o reconhecimento de cada pessoa, o que ela faz, quais bens possui e etc, afinal, se esse controle fosse feito apenas utilizando nomes o processo seria infinitamente mais complicado.

Pra que serve o CPF e como emiti-lo?

Como te falamos anteriormente, este documento é o método de reconhecimento utilizado por este órgão governamental, entretanto, empresas privadas também utilizam esse mesmo número para saber quem é quem.

Quando você vai em alguma loja, deseja fazer alguma compra, fazer a matricula em uma universidade ou criar uma conta no banco, é normal que peçam o seu CPF para identificar quem é a pessoa que está realizando a adquirindo aquele produto ou serviço.

Caso você ainda não tenha, você pode criar o seu facilmente acessando o site da Receita Federal, ou comparecendo em alguma das seguintes agências:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Correios.

Para emitir o documento nestas agências você precisará pagar uma taxa simbólica, que não deve passar de R$7,00. Enquanto isso, no site da Receita Federal o processo é totalmente gratuito, desde que a pessoa tenha menos de 25 anos e tenha o seu título de eleitor em situação regular.

Como emitir a 2ª via do documento e imprimir ele pela internet

Até alguns anos atrás, qualquer pessoa que fosse até uma agência para criar o seu CPF recebia um cartão de plástico azul, que você provavelmente já tenha visto, no entanto, este modelo foi descontinuado e agora você pode fazer a emissão do documento de forma online, caso haja a necessidade.

O processo para emitir esta segunda via online é extremamente fácil e pode ser feito diretamente dentro do site da Receita Federal, que você pode acessar clicando aqui.

Como mostramos na imagem abaixo, você deverá preencher todos os campos solicitados corretamente e, após concluir, deverá apertar no botão “enviar” e digitar o código de verificação (CAPTCHA).

emitir2Bcpf

Caso você declare o Imposto de Renda, na tela seguinte poderá ser solicitado que você preencha um campo com o número do recibo da sua declaração mais recente. Após digitá-lo basta clicar no botão “gerar” e o seu documento estará pronto para ser impresso.

Depois de impresso, o documento poderá ser plastificado ou não, pois a sua autenticidade é feita de forma online.

Perdi o meu CPF, o que fazer?

Infelizmente, caso você tenha perdido o seu CPF não poderá fazer a emissão da segunda via como mostramos anteriormente, pois lá você precisa digitar o número deste documento.

Caso você tenha esquecido ele de alguma forma não poderá recuperá-lo no site oficial da Receita Federal por questões de segurança, mas existem outras possibilidades que podem te ajudar a descobrir o seu número.

O passo mais fácil é ir até algum estabelecimento, plataforma online ou instituição que você tenha cadastrado o documento e poderá conferir o número. Existe a possibilidade de você ter que apresentar algum documento para comprovar a sua identidade.

Outra forma de descobrir o número do CPF é conferindo outros documentos oficiais que, dentre as informações que carregam, possuem o número deste documento, como os seguintes:

  • Carteira de Identidade
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Certidão de Nascimento
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
  • Carteira de identidade profissional
  • Carteiras funcionais emitidas por órgãos públicos

Caso você não consiga encontrar a informação como te mostramos ou tenha enfrentado problemas para emitir o documento de forma online, você pode procurar um cartório de registro civil de pessoas físicas ou uma unidade da própria Receita Federal, com um documento oficial com foto, para solicitar ajuda e mais informações.

CPF negativado? Saiba como conferir a sua situação!

Quando você fica com uma dívida que não foi paga durante um prazo de tempo, pode acontecer do comerciante, ou pessoa/empresa de quem adquiriu o produto ou serviço e não pagou coloquem o seu nome no cadastro de inadimplentes, como o SPC e Serasa, por exemplo.

Quando isso acontece dizemos que você tem uma restrição no seu nome e isso pode ser muito negativo, pois tira a possibilidade de solicitar alguns empréstimos, criar cartões de crédito e comprar no crédito em alguns lugares.

Para saber como está a sua situação e limpar o seu nome, você pode clicar aqui e conferir o tutorial que criamos que mostra o passo a passo para fazer essa conferência.