Descubra como consultar o seu IPVA de graça e pela internet!

Os impostos são algo presente em nossa vida diariamente, afinal, toda e qualq…

Anúncio


Os impostos são algo presente em nossa vida diariamente, afinal, toda e qualquer mercadoria ou serviço que vendemos ou compramos, sofre com a incidência dessas taxas impostas.

Dessa forma, alguns impostos são conhecidos por terem que ser pagos anualmente e também, por impactarem diretamente na possibilidade ou não de usufruir desse serviço ou produto. Esse é o caso do próprio IPVA.

Para facilitar a vida do condutor, foram desenvolvidos sistemas mais simplificados para que se possa pesquisar e verificar a regularidade do pagamento do imposto anual. Vamos conhecer como pesquisar o IPVA pela internet de forma gratuita.

O que é o IPVA?

bmw 918408 1920
Foto/Reprodução: Pixabay


Antes de saber como pesquisá-lo pela internet, vamos entender como ele funciona e o que ele representa, afinal de contas, todo mundo já ouviu falar em IPVA e na necessidade de pagá-lo todos os anos.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é uma taxa cobrada anualmente pelos governos estaduais. Foi instituído em 1986 para substituir a antiga Taxa Rodoviária única (TRU) que era um imposto governamental vinculado aos sistemas de transportes.

A cobrança feita pelo estado avalia o preço de mercado do automóvel, levando em consideração o ano, as funcionalidades adicionais dele e também, o seu preço junto a tabela Fipe.

A quantia de IPVA é calculada sobre o valor venal do veículo e pode variar de 1,5% até 4%. Esse cálculo é feito automaticamente pelo governo e é repassado ao condutor para que ele possa executar os pagamentos nos anos certos.

O que acontece se não pagar o IPVA?

Como já mencionamos, esse é um dos impostos mais famosos do mercado e sua popularidade não é por nada, afinal, ele é essencial para que seu veículo esteja em dia com as obrigações dele e também, para que você não seja multado.

O não pagamento do IPVA poderá implicar na inclusão do seu CPF nos órgãos de proteção de crédito, como SPC e Serasa, configurando inadimplência e podendo gerar encargos ainda maiores.

Além disso, o condutor poderá ser incluído na Dívida Ativa, um cadastro governamental de inadimplência para títulos públicos como IPVA, IPTU e entre outros. Isso pode gerar muita dor de cabeça, pois além dos juros, irá impedir que você tenha acesso a outros recursos.

Existem veículos que são isentos de pagarem IPVA

Você deve ter se perguntado isso ao longo do nosso artigo e para lhe tranquilizar, a resposta é sim, alguns veículos são isentos de pagarem essa taxa. Vamos entender o porquê disso.

As regras de pagamento ou não desse imposto variam de estado a estado, porém é importante sempre estar ciente delas, para evitar pagamentos indevidos ou também, para não correr o risco de sofrer com o risco de inadimplência.

Para ter isenção total, o veículo precisa ter mais de 20 anos de fabricação, além disso, carros de taxistas, pessoas com deficiência, carros de igreja, entidades sem fins lucrativos e veículos oficiais como ônibus urbanos, também são isentos.

Outros tipos de carros que contam com a isenção são aqueles que são propriedade de entidades governamentais ou de partidos políticos e entidades sindicais. Agora que entendemos um pouco mais sobre o IPVA, vamos saber como consultá-lo

IPVA online: Como consultar de forma gratuita?

Chegamos agora ao ponto central do nosso artigo, a explicação de como você, condutor, pode pesquisar e consultar o seu IPVA de forma online e sem preocupações com taxas extras de pesquisa.

A consulta do IPVA é feita diretamente pelo site oficial da Secretaria da Fazendo do seu estado. A consulta é gratuita e não gera custos adicionais ao condutor, podendo ser feita em qualquer momento.

Para isso, basta acessar a página do SEFAZ do seu estado. Para descobrir o link ou endereço eletrônico, basta você pesquisar por www.fazenda.[sigla do seu estado].gov.br.

Após isso, basta você pesquisar em busca “Consulta IPVA”. Ao fazer isso, você será redirecionado para a página exclusiva desse imposto e através dela, você poderá realizar a consulta.

Você pode consultar a situação do seu IPVA através da placa do seu carro ou do número do Renavam, presente no documento CRVL do seu veículo. Ao pesquisar, você irá verificar todas as informações pertinentes ao IPVA daquele carro e também, poderá visualizar a regularidade dele.

Simples, não é mesmo? Não perca mais tempo e busque já consultar o seu IPVA e evite surpresas no ano seguinte.


O seu portal do mundo tec.

Carregando…

0