Descubra como consultar o seu Renavam pela sua placa!

É comum as pessoas terem suas informações registradas através de cadastros ou…

Anúncio


É comum as pessoas terem suas informações registradas através de cadastros ou registros de bens comprados por elas. Isso permite que saibamos identificar quem é o proprietário legal de determinado bem, e também, quem deveria estar com esse produto.

Através disso, podemos identificar uma série de registros, tendo o principal deles, para veículos, como o Renavam. Uma importante ferramenta que pode ajudar você condutor de veículo de diversas formas.

Uma dessas ajudas será descrita hoje, para que você entenda e compreenda mais uma importante funcionalidade. Trata-se da consulta do Renavam através da própria placa do veículo. 

Confira conosco como realizar esse procedimento.

O que é o Renavam?

Antes de explicarmos como você pode realizar a consulta do Renavam através da placa do carro, é importante entender o que significa esse recurso. Além de ser algo totalmente necessário, é de extrema importância que se saiba acessá-lo, afinal, é o registro do seu veículo. 

Através deste documento, o condutor pode comprovar a regularidade dos seus papéis, como pagamentos das taxas e obrigações cumpridas.

O Renavam, também conhecido como Registro Nacional de Veículo, é o banco de dados que possui todas as informações referentes aos veículos em circulação no país. Todas as principais informações do veículo também estão registradas nele.

Anúncio
internet search engine 1433323 1920
Foto/Reprodução: PixaBay

Além disso, cabe destacar que através desse Registro, o condutor pode visualizar todo o histórico de multas, sejam elas pagas ou em aberto, informações sobre o licenciamento do carro, emplacamento, entre outros serviços.

Outro aspecto importante é a possibilidade de consultar a situação do veículo através desse sistema, afinal nele também é possível visualizar qualquer registro de furto ou qualquer assunto que possa estar ligado ao carro.

Como solicitar o Renavam?

O Renavam, como já mencionamos, é um documento imprescindível para o dono do automóvel, desse modo, é importante que você compreenda como pode ser feita a solicitação desse registro.

Alguns costumam dizer que esse registro é como se fosse o CPF ou RG do carro, e para ter acesso a diversos recursos ligados ao seu veículo, é preciso ter junto consigo esse documento que comprove a regularidade do veículo.

Portanto, vamos entender como você pode solicitar esse documento. A solicitação é feita diretamente através do Detran da sua cidade. Para isso, é preciso levar os seus documentos e os do veículo.

Após a solicitação, você receberá a numeração do seu Renavam. Ela fica registrada no CRLV, ou o documento do carro, como é popularmente conhecido. Composto por 11 números, o registro sempre se inicia pelo número 0.

A numeração é fixa e não se altera durante o tempo, mesmo que o veículo seja vendido ou furtado. Junto a isso, anualmente é preciso pagar as taxas e impostos sobre o veículo para que seu registro não fique irregular.

A taxa do registro é específica de cada estado, portanto, busque verificar junto ao Detran os valores cobrados. É recomendado que antes de qualquer compra de veículo, você consulte o número do Renavam.

A consulta pode ser feita de duas formas, através da placa ou do chassi. Hoje vamos explicar como você realiza essa pesquisa através do número da placa do veículo. Continue conosco para saber mais dessa funcionalidade.

Como consultar o Renavam através da placa

Agora chegamos no ponto mais importante do nosso artigo, afinal, essa consulta é muito importante como já mencionamos e através disso, você poderá saber mais uma forma de se manter a par da situação do automóvel.

O primeiro passo para realizar a consulta do seu Renavam é acessar o site oficial do Detran do seu estado, já que é lá que fica a base de dados do próprio registro. Ao acessar o site oficial, busque por Renavam.

Feito isso, o procedimento é bem simples. Clique na opção “Consulta Renavam” e depois, selecione a opção de consulta através da placa. Digite o número da placa e por fim, clique em consultar.

Feito isso, você já estará com as informações à disposição para poder verificar a regularidade do veículo e também, quais as principais informações sobre. Simples e dinâmico, essa pesquisa ajuda você cliente a não cair em uma fria.



O seu portal do mundo tec.

Carregando…

0