loader image

Empréstimo entre pessoas físicas pode ser a solução durante a quarentena; entenda como funciona

Estamos vivendo um momento de grande dificuldade sanitária e econômica por conta do novo coronavírus que se alastrou pelo mundo em uma velocidade impressionante, mudando completamente a rotina de todo mundo. 

emprestimo2Bpessoal
Imagem: Reprodução/Internet

Então diversas pessoas estão sem dinheiro e estão recorrendo a empréstimos bancários para que conseguissem se desafogar das dívidas e quem sabe conseguir sair desse problema sem maiores transtornos.

No entanto, existem diversas pessoas que não possuem acesso a esse tipo de crédito, pelos mais variados motivos, então o jeito é pedir emprestado para algum amigo ou parente que tenha condições.

Empréstimo entre pessoas físicas:

Caso você não saiba a modalidade de empréstimo entre pessoas físicas está regularizada pelo Banco Central desde o ano de 2018 e já é previsto que durante esse período, essa modalidade terá um aumento considerável.

Essa iniciativa tem como principal objetivo unir aquelas pessoas que estão dispostas a emprestar com aquelas pessoas que estão necessitadas de dinheiro e não querem recorrer aos bancos tradicionais por conta dos altos juros, ou talvez nem tenham condições.

Sendo essa modalidade muito produtiva para ambos os lados, pois quem retira o empréstimo paga juros mais baixos e aquela pessoa que estava com o dinheiro parado vai receber um pouco de dinheiro a mais.

Empresas autorizadas a fazer esse tipo de serviço:

Não precise ficar preocupado com a questão segurança, pois todas as empresas que prestam esse tipo de serviço estão regulamentadas de acordo com as exigências do Banco Central, além de haver fiscalização. Atualmente são cinco empresas que estão autorizadas a praticar essa modalidade de empréstimo e existem outras cinco que estão em análise.

Como funcionam essas empresas?

Na grande maioria das vezes, as empresas que estão disponíveis para a modalidade de empréstimo de pessoa física para pessoa física são as fintechs, sendo elas responsáveis pela análise de dados do perfil interessado em retirar ou emprestar o dinheiro.

As pessoas que podem fazer o empréstimo são aquelas que possuem um histórico de bom pagador, então as pessoas físicas e jurídicas recebem uma classificatória de A a E, quanto melhor a pontuação, menores serão os juros aplicados em cima do montante.

Essa alternativa faz com que aumente a concorrência entre as diferentes modalidades de empréstimo que existem no mercado e algumas vezes os investidores conseguirão obter juros maiores que da Taxa Selic.

Ambas as partes, tanto os emprestadores quanto os receptores, deverão ficar atentos se a fintech que faz o intermédio possui a licença de SEP, essa autorização é responsável por legitimar a operação, assim trazendo uma maior segurança para os dois lados.

Condições para tomar e emprestar crédito:

A seguir você terá acesso a algumas empresas que são confiáveis para esse tipo de empréstimo e quais são os principais requisitos.

Mova:

Para conseguir efetuar a operação de empréstimo nessa empresa será necessário morar em território brasileiro. O maior lado positivo que a envolve é não ter uma renda mínima para conseguir ter acesso ao dinheiro.

As contratações disponíveis variam entre mil reais e 5 milhões de reais, sendo suas taxas de juros variantes entre 0,81% ao mês e 3,11% também ao mês.

Já para aquelas pessoas que possuem interesse em emprestar o seu dinheiro o valor mínimo de investimento durante a pandemia é de 50 reais, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas e as taxas recebidas podem chegar em até 100% o valor dos juros pagos pelos devedores.

Bulla:

Se você tem interesse em pegar dinheiro emprestado saiba que é necessário estar com o nome limpo e os valores que podem ser retirados variam entre mil e cinco mil reais. Suas taxas de juro também não são as mais elevadas do mercado, variando entre 1,5 e 5,5% ao mês.

Já se o seu interesse é em emprestar o dinheiro é necessário estar com seu nome limpo e ter capital de no mínimo 1000 reais para investir, sendo o valor máximo de 30 mil reais. As taxas de juro que você receberá variarão entre 1,5% e 3,5% ao mês

Mutual:

Para você conseguir tirar o dinheiro nessa empresa é necessário que o seu nome esteja limpo no SPC e no Serasa, além disso ela necessita uma renda mínima para que você possa efetuar o saque. Os limites de contratação variam entre 1000 reais e 50 mil reais e suas taxas de juro variam entre 2,7 e 7,3% ao mês.

Se você deseja emprestar o dinheiro o aporte inicial é de no mínimo 3 mil reais, existindo a possibilidade de investir por cotas de 200 reais a cada solicitação de empréstimo. O retorno máximo das taxas de juro são de 33%.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você e te auxilie a sair da situação financeira difícil em que você está vivendo. Compartilhe com seus amigos para que todos fiquem bem informados.