O Android Auto é um serviço inovador do Google que transforma tudo que você conhece sobre veículos comuns, proporcionando a eles recursos de carros inteligentes. Ele permite a integração de recursos de celulares Android com o sistema do carro, permitindo realizar diversas tarefas, como ligações e acesso a mapas, de forma segura enquanto se dirige.
O sucesso dessa ideia já atingiu outras empresas, como a Apple por exemplo, que busca oferecer uma experiência similar para usuários do sistema iOS. Ambos os sistemas buscam aprimorar a conectividade entre celular e carro e expandir as possibilidades de veículos convencionais.
Para conhecer mais sobre o Android Auto e suas funcionalidades, leia o artigo que preparamos abaixo:
Conheça as funcionalidades do Android Auto
O Android Auto foi pensado exclusivamente como recurso de segurança para os motoristas, de modo que podem usufruir de todas as funcionalidades do smartphone, sem precisar desviar totalmente a atenção da estrada, com poucos movimentos, de forma bem mais segura e eficaz.
Esse processo se dá por um espelhamento do seu celular até a central do carro, onde você tem acesso a uma versão mais simples do seu Android, e também adaptada para aquele sistema específico.
Dessa forma, você tem acesso aos principais aplicativos do seu celular, podendo ouvir música no Spotify, receber e enviar mensagens pelo WhatsApp através do comando de voz, realizar chamadas, além de fácil acesso ao Google Maps.
E o pareamento entre o Android Auto e seu celular é muito fácil também, basta ativar o Bluetooth nos dois dispositivos ou utilizar algum cabo USB que permite esse processo. Assim que concluir a conexão, você verá na central multimídia todos os ícones dos aplicativos, todos com um design bastante ampliado e intuitivo.
Pensando sobre o maior concorrente do Android Auto, o Apple CarPlay traz consigo vários recursos semelhantes. Entretanto, ambos oferecem suas próprias particularidades. O Android Auto, por exemplo, representa uma experiência de design mais elaborada, com maiores chances de personalização, enquanto o Apple CarPlay não se permite ousar demais, apostando em comandos mais diretos.
Além disso, o Apple CarPlay vem com o padrão dos dispositivos da Apple, a dificuldade de se conectar a aplicativos externos, priorizando sempre sistemas feitos pela própria marca. Ao contrário do Android Auto que oferece conectividade com uma gama de aplicativos.
Configuração e Conexão
Devido a recente atualização Coolwalk, lançada ainda em 2023, o Android Auto recebeu algumas mudanças tanto no design quanto na usabilidade.
A versão mais recente apresenta maior interatividade do sistema do Android com outros aplicativos, além de oferecer a possibilidade de utilizar cabos USB ou o Android Auto Wireless, desde que seu celular esteja conectado aos dados móveis e seu Android já tenha atualizado para o 8 ou mais.
Em casos de problemas na conectividade do aplicativo com o carro, certifique-se de que ambos são compatíveis e se os meios que você utilizou para conectá-los estão em pleno funcionamento.
Se você estiver utilizando seu celular para conectar em um novo carro, pode acontecer algum imprevisto nas informações recebidas pelo sistema. Sendo assim, você sempre pode apagar ou remover os dispositivos previamente conectados, como se estivesse reiniciando o sistema do Android Auto.
Lembrando que, nas versões anteriores do Android, é preciso que você faça download do aplicativo do Android Auto, mas a partir da versão 10, esse processo não é mais necessário. Isso se dá pelo fato de que o aplicativo já vem instalado em seu smartphone, evitando maiores complicações ou dores de cabeça.
Recursos e Compatibilidade
Importante frisar novamente que a intenção desse novo recurso é justamente priorizar e aumentar a segurança dos motoristas e ocupantes do veículo, de modo que a reprodução de vídeos do Youtube na central multimídia do carro não é permitida, visto que pode desconcentrar e muito quem está dirigindo, colocando a segurança de todos em risco.
Assim como pegar o telefone e usar enquanto dirige é extremamente prejudicial, a reprodução de vídeos também reflete os mesmos efeitos, de modo que deve ser evitada a todo custo. Havendo a necessidade, certifique-se de que o veículo está parado e em segurança.
Confira abaixo a lista de modelos de veículos que são compatíveis com o Android Auto:
- Audi
- BMW
- Chevrolet
- Citroen
- Fiat
- Ford
- Honda
- Hyundai
- Jeep
- Kia
- Mercedes-Benz
- Nissan
- Peugeot
- Renault
- Toyota
Para maiores informações, acesse a página oficial de informações do Android Auto clicando aqui.