loader image

Financiamento Imobiliário Caixa ou Santander: Qual o melhor?

Conseguir a melhor taxa para conseguir um financiamento não é fácil, por isso antes de contratar com qualquer banco, deve-se fazer uma pesquisa minuciosa antes de contratar qualquer tipo de empréstimo.

money 2724235 1920
Imagem: Pixabay

Enquanto alguns bancos estão tentando disponibilizar uma nova linha de crédito em 2020, outros bancos estão pensando em colocar uma taxa de juros fixa para a contratação de empréstimos.

Enquanto nada disso sai do papel, fica o questionamento: qual o melhor banco para contratar financiamento imobiliário em 2020?

Para ajudar nessa escolha, comparamos as taxas dos dois bancos mais buscados na hora de adquirir um novo financiamento, são eles Caixa e. Quer saber quais as melhores taxas de financiamento imobiliário? Continue lendo!

O que é um financiamento imobiliário?

Antes de iniciar o financiamento imobiliário, você deve avaliar o valor do imóvel e dar uma entrada correspondente ao valor inicial. O restante da dívida deve ser parcelada e, enquanto as parcelas estiverem sendo pagas, o imóvel continua alienado ao banco.

Caso você não pague as parcelas, o banco pode sim reaver o seu imóvel e tirá-lo de você. Enquanto as parcelas estiverem sendo pagas corretamente, os moradores podem ocupar o imóvel sem problemas.

A diferença entre os bancos são as taxas oferecidas por cada banco, bem como cada critério oferecido pela instituição, de forma que o financiamento seja bem sucedido para ambas as partes.

Caixa ou Santander: Onde fazer financiamento imobiliário?

Antes de optar pela instituição mais vantajosa, é importante fazer uma pesquisa bem a fundo sobre quais as melhores taxas oferecidas por cada banco. Para te ajudar na sua escolha, selecionamos as melhores vantagens da Caixa e do Santander. Confira!

Caixa Economica Federal

Em 2019, a Caixa possuia uma taxa de financiamento de 7,5% ao ano + TR. Depois do fim do ano, eles reavaliaram as suas taxas de financiamento e colocaram 6,5% ao ano + TR, se tornando uma das taxas mais baixas disponíveis no mercado.

Com a nova forma de financiamento, a Caixa conseguiu ficar a frente dos seus concorrentes e se mantem em destaque quando o assunto é financiamento. Além das taxas, eles conseguem financiar 80% do valor para imóveis novos e 70% para imóveis usados.

Santander

O Santander conta com um taxa de juros não tão acessível quanto a Caixa, sendo cobrado 7,99% ao ano + TR. Eles criaram uma nova estratégia para atrair novos clientes: ao invés de diminuir suas taxas de juros, eles tornaram o valor da entrada mais acessível, sendo agora de apenas 10% do valor do imóvel.

Graças a nova estratégia, eles estão conseguindo atrair mais clientes e se tornaram um dos bancos mais procurados por terem a menor porcentagem de entrada de financiamento de imóveis.

Além disso, o Santander anunciou que 90% do valor poderá ser financiado, com a entrada de 10%. Esses 90% poderão ser parcelados em até 240 meses, e essas condições são válidas para imóveis a partir de R$90.000,00.

Como eu contrato um financiamento imobiliário?

Antes de contratar o seu financiamento imobiliário, você deve ir até o site do banco escolhido e fazer uma simulação do financiamento, e você irá descobrir prazos e condições de acordo com as suas condições. Isso deve ser feito na Caixa e no Santander.

Após fazer a sua simulação, você irá passar por uma análise de crédito, onde serão avaliadas as suas condições de renda para conseguir contratar um financiamento e qual será a melhor proposta para ti.

Antes de assinar o contrato, será feita uma avaliação no seu imóvel, onde será vista as condições de uso, quantas peças possui a residência e por aí vai. Depois dessa análise, sua avaliação estará completa e você poderá assinar o contrato que for mais vantajoso para a sua renda no momento.

Mas afinal: qual o melhor financiamento?

Quando falamos apenas em taxas de financiamento, a Caixa leva a melhor condição disparado, e não apenas por contar com o menor juro do mercado, mas também por conta das condições especiais oferecidas pelo banco através do programa Minha Casa, Minha Vida, criado pelo Governo Federal.

Portanto, vale lembrar que as taxas mínimas ofertadas pela Caixa não são o único fator a ser levado em consideração quando se deseja contratar um financiamento. Caso você já seja cliente do Santander, pode ser mais vantajoso para você pagar juros um pouco mais altos mas conseguir uma entrada menor, que caiba no seu bolso.

Além disso, fatores como valor do imóvel, perfil e renda do comprador também influenciam nas taxas do financiamento do imóvel. Os valores passados nessa matéria são apenas uma base para o que poderá ser cobrado nas instituições.

Por isso o melhor sempre é ir até uma agência e fazer uma simulação, levando em conta o imóvel que você deseja, qual a sua renda disponível para o pagamento das parcelas, quanto você consegue dar de entrada… A partir dessa simulação, você conseguirá decidir qual o melhor banco para, finalmente, conseguir a casa própria!