Comprar uma moto em leilão pode ser uma boa oportunidade caso você esteja buscando um veículo com valor abaixo do de mercado, ou se está precisando de peças específicas de um veículo.
Uma moto adquirida em leilão pode oferecer um ótimo custo-benefício para seu comprador, mas é necessário se manter atento a algumas questões na hora de realizar esse tipo de compra.
Tendo em vista que muitas pessoas possuem diversas dúvidas e receios sobre compras de veículos em leilões, apresentaremos a seguir informações para que você não fique perdido e consiga chegar a conclusão se essa é ou não a melhor opção para você.
Como funciona um leilão de motos?
Foto/ Reprodução: PixaBay |
Saber como funciona um leilão é uma ótima maneira de compreender se essa é realmente a melhor oportunidade para realizar a compra que você deseja.
De uma maneira simplificada, um leilão é uma venda pública e neste caso, de veículos como motocicletas que, por algum motivo, estão apreendidas sob responsabilidade das autoridades de trânsito.
Os leilões ocorrem obedecendo normas e exigências, e não de maneira indevida. Essas exigências são abordadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece normas e parâmetros que devem ser seguidos, caso se deseje realizar um leilão de veículos.
O artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro, por exemplo, estipula que veículos que foram removidos ou apreendidos pelas autoridades de trânsito, deverão ir à leilão, caso não seja requisitado pelo seu proprietário legal em até sessenta dias, contado a partir da data da apreensão.
No mesmo artigo ainda define-se que os veículos recolhidos, que serão leiloados devem estar enquadrados em duas categorias distintas, aptos para trafegar ou não aptos para trafegar (sucatas).
Os veículos classificados como ‘sucatas’ estão inaptos para serem utilizados no trânsito, então costumam ser adquiridos para retirada de peças e outras atividades similares.
Como comprar motos em um leilão?
As motos oferecidas em leilões são selecionadas e numeradas, e a partir desse momento passam a ser denominadas lotes.
Então durante o leilão, as partes interessadas em adquirir a moto devem informar seus lances, isto é, o valor que estão dispostos a gastar. Então, o proprietário do maior lance, será quem comprará o veículo. Ao arrematar o item, a pessoa assume um contrato verbal de compra.
Quais são os principais cuidados na hora de comprar uma moto em um leilão?
Encontre um leilão confiável
A cada dia os leilões se mostram mais abertos a se tornarem acessíveis para todos, não apenas para profissionais. No entanto, se você é leigo no assunto, vale tomar alguns cuidados, para não cair em golpes, que infelizmente podem ocorrer.
Uma das melhores dicas é buscar escolher um site que seja confiável. O site servirá de mediador entre o comprador e a mercadoria que ele busca comprar. Então vale se empenhar em pesquisar mais sobre o site em que pretende fazer a compra.
O primeiro passo para conferir se o site é seguro, é verificar se o endereço físico que é informado no site é verdadeiro. É importante fazer essa verificação para ter certeza que a empresa existe de verdade. Em geral, quem aplica golpes costuma fornecer endereços falsos nos sites.
Além disso, também é válido conferir se o leiloeiro em questão é registrado na Junta Comercial do seu estado. Isto porque, apenas leiloeiros profissionais possuem autorização para trabalhar com esse serviço de mediação em leilões.
Leia o edital do leilão de maneira atenta
Empresas reais e sérias do ramo de leilões sempre trabalham fazendo essas declarações, perante qualquer item que será vendido através delas. Portanto vale conferir o edital, pois ele possui valor legal.
Através da leitura do edital você terá acesso às informações principais sobre o produto que deseja adquirir, nesse caso, sobre a moto que deseja. Além disso, no documento você também encontrará maiores detalhes sobre o valor mínimo de lance aceito, os dados do proprietário da moto, se ela é nova ou usada, além de se ela se encontra em um estado apto para trafegar ou se é considerada sucata (veículos que geralmente são comprados para desmonte e remoção de peças).
No edital você ainda encontrará maiores detalhes sobre o evento do leilão em si, como por exemplo a data do leilão.
Tenha atenção a descrição do produto
Ao realizar essa leitura você conseguirá descobrir se o produto anunciado está de acordo com o modelo e a marca que melhor atende às suas necessidades, assim como demais informações relevantes sobre a moto a ser leiloada.
É de extrema importância que você faça essa análise detalhada do anúncio da moto, para que assim você tenha certeza de que essa é a melhor alternativa de compra para você.
Também é válido que você dê uma olhada nas outras opções de produtos que estão sendo ofertadas pela mesma empresa, para conferir se a moto que você escolheu realmente é a que mais se adapta às suas necessidades.
Fazendo essa análise com calma e atenção é provável que você faça a aquisição que melhor se encaixa às suas demandas.
Gostou da ideia de comprar uma moto em um leilão? Que tal comprar um carro também? Nós temos um texto especial sobre como financiar carros de um leilão, clique aqui para lê-lo!