Saiba como você pode antecipar o novo saque anual do FGTS

O FGTS é algo muito importante na vida de todos os trabalhadores formais, poi…

Anúncio


O FGTS é algo muito importante na vida de todos os trabalhadores formais, pois graças a ele é garantido algum auxílio no momento do desemprego. Existem duas maneiras de conseguir esse dinheiro, uma delas é pelo saque anual, no qual o trabalhador opta por ele.

saque2Baniversario
Imagem: Reprodução/Internet

Como funciona o saque aniversário do FGTS?

Ao optar por fazer o saque aniversário do FGTS, você poderá retirar o dinheiro uma vez por ano, não podendo fazer o saque integral do seu Fundo de Garantia, tendo a porcentagem variando de acordo com o valor que ele possui, sendo quanto maior o valor disponível, menor será a porcentagem que o trabalhador poderá retirar.

Anúncio

Pessoas que possuem 500 reais em sua conta, terão o direito de sacar até 50% do valor, ou seja, 250 reais.

Informações importantes sobre o saque aniversário:

Não existe retorno imediato:

Caso você tenha desistido de receber o saque aniversário não será possível retornar a modalidade anterior, apenas se já tiver transcorrido 2 anos desde o momento da mudança de modalidade.

Existe um período de saque:

Ao escolher por essa modalidade é importante saber que existe um tempo determinado para que seja feito o saque, sendo três meses durante o ano, sendo o primeiro o mês de seu aniversário e os 2 meses subjacentes.

É necessário fazer a solicitação do benefício:

Para você fazer parte do saque aniversário é necessário que seja feita uma solicitação, pois ele não é obrigatório, sendo a data limite o último dia útil do mês do aniversário de cada pessoa, para receber no mesmo ano, ou em qualquer período após para começar a receber no ano seguinte.

Não recebe o valor integral:

Se você quer fazer o saque aniversário para receber logo o valor integral disponível em sua conta do FGTS, você está cometendo um grande erro, pois ao fazer a mudança para essa modalidade você estará abrindo mão de parte do valor, não sendo pago o valor integral.

Quanto mais dinheiro você tiver, menor será o percentual que irá receber.

Antecipação do Saque aniversário:

O Governo Federal anunciou que os trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário poderão antecipar o resgate do dinheiro para oferecer como garantia em Bancos, isso foi anunciado para que auxilie as pessoas a terem dinheiro durante esse período de crise econômica e sanitária.

É importante ressaltar que apenas as pessoas que optaram pela troca do saque rescisão para o saque aniversário terão o direito de pedir a antecipação. Esse tipo de saque poderá ser feito tanto de contas inativas quanto de contas ativas, tudo dependendo do valor disponível que a pessoa possui em cada uma delas.

As pessoas que solicitaram o saque anual já poderão receber ainda no ano de 2020, contudo quem escolheu a outra modalidade e precisa de empréstimo pode solicitar a mudança para a Caixa Econômica Federal.

Se eu solicitar a troca agora, ainda recebo nesse ano?

A resposta para essa pergunta é: depende. Caso você esteja no mês do seu aniversário, ou ele está para chegar, a resposta é sim, pois para conseguir receber ainda esse ano a pessoa deve solicitar a troca até o último dia útil do mês de seu aniversário.

Sendo assim as pessoas que já fizeram aniversário e recém pediram a mudança para essa modalidade, só irão receber no ano de 2021, na data de seu aniversário.

Cronograma liberado pelo Governo Federal de saques:

Abaixo você encontrará o cronograma disponibilizado pelo governo federal.

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: saques de abril a junho de 2020;
  • Nascidos em março e abril: saques de maio a julho de 2020;
  • Nascidos em maio e junho: saques de junho a agosto de 2020;
  • Nascidos em julho: saques de julho a setembro de 2020;
  • Nascidos em agostos: saques de agosto a outubro de 2020;
  • Nascidos em setembro: saques de setembro a novembro de 2020;
  • Nascidos em outubro: saques de outubro a dezembro de 2020;
  • Nascidos em novembro: saques de novembro de 2020 a janeiro de 2021;
  • Nascidos em dezembro: saques dezembro de 2020 a fevereiro de 2021.

Quando será liberado para empréstimo?

Essa iniciativa de liberar o dinheiro para empréstimos já foi aprovada, contudo a Caixa Econômica Federal ainda não anunciou quando vão ser liberados os saques do Fundo de Garantia para os trabalhadores que desejam fazer o financiamento.Outro anúncio feito pela estatal é que a adesão para o saque aniversário segue aberta.

É importante que você saiba que ao optar pelo saque aniversário, você estará abrindo mão de parte do seu fundo de garantia e caso você seja demitido sem justa causa não terá o direito de retirar o valor, pois você foi tirando com o passar do tempo partes dele, contudo ainda receberá a multa rescisória em situações específicas como pagamento da própria moradia, doenças graves e aposentadorias.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles também fiquem bem informados!


O seu portal do mundo tec.

Carregando…

0