loader image

Saiba se sua TV Box é pirata e corre o risco de ser bloqueada

As TV Box estão se tornando cada vez mais populares, por se caracterizarem como uma alternativa acessível e prática para transformar TVs comuns em Smart TVs e ter acesso a uma ampla variedade de conteúdos. 

No entanto, com o aumento da demanda por esses dispositivos, também surgiram muitas opções piratas, que oferecem uma experiência semelhante a um preço muito mais baixo. 

O problema é que essas TV Box piratas podem ser ilegais e trazer riscos aos usuários, incluindo o bloqueio do dispositivo pelas autoridades. Neste texto, vamos explorar como identificar se sua TV Box é pirata e os riscos envolvidos, para que você possa tomar decisões conscientes na hora de escolher e usar seu dispositivo.

O que é TV Box?

tv box pirata
Saiba se sua TV Box é pirata e corre o risco de ser bloqueada 2

Hoje em dia o acesso a filmes, streamings e plataformas de música se tornou muito popular e para muitas pessoas estes são serviços fundamentais. No entanto, assistir a tais conteúdos na TV nem sempre é possível. 

Anteriormente os conteúdos se restringiam às smart TV ‘s, produtos que muitas vezes têm um preço elevado. Neste sentido surgiram aparelhos TV Box, um dispositivo eletrônico que permite que você transforme sua TV comum em uma Smart TV, com acesso à internet e uma variedade de aplicativos e serviços de streaming. 

O TV Box é conectado à TV através da entrada HDMI e se conecta à internet via Wi-Fi ou cabo de rede. Com ele, é possível acessar aplicativos de streaming de vídeo como Netflix, Amazon Prime Video, Disney+, YouTube, entre outros. Além disso, também é possível acessar aplicativos de música, jogos, redes sociais e muito mais.

Alguns modelos de TV Box possuem recursos adicionais, como a possibilidade de gravar programas de TV, acesso a arquivos em rede, espelhamento de tela de celular ou computador e controle por voz.

O TV Box é uma opção acessível e prática para quem deseja ter acesso a uma ampla variedade de conteúdos sem precisar comprar uma Smart TV. No entanto, é importante verificar a compatibilidade do TV Box com a sua TV e escolher um modelo confiável e seguro.

Como saber se sua TV Box é pirata?

Se você possui uma TV Box, mas não sabe se ela possui conteúdo que pode ser exibido de acordo com a lei, é importante ficar atento a alguns aspectos, tendo em vista que os aparelhos piratas podem ser desativados a qualquer momento. 

No entanto, a Anatel fornece algumas formas de identificar se o seu aparelho é pirata ou não. A principal delas é conferir se a marca do seu TV Box encontra-se na lista divulgada pelo órgão. 

A lista está disponível no site do Governo Federal e nela encontram-se diversas marcas, principalmente as mais famosas, como  Amazon, Intelbras, Roku, Multilaser, entre outros. Mas, é importante ressaltar que a lista é extensa e possui diversas marcas. 

Caso a marca da sua TV Box não esteja nesta lista é possível que esta seja pirata, neste caso você deverá observar outros aspectos. A seguir, abordaremos outras formas de descobrir se seu aparelho é pirata ou não, veja: 

Dicas para descobrir se seu aparelho é pirata

Depois de conferir a lista divulgada pela Anatel e não encontrar o seu aparelho entre as marcas autorizadas no Brasil, você pode observar outros aspectos a fim de descobrir se seu aparelho é pirata ou não. Para isso, você deve: 

  • Pesquisar os certificados a partir do Painel de Dados Anatel;
  • Verificar se o produto tem a marca Anatel, com número do Certificado de Homologação referente ao modelo do aparelho;
  • Conferir se o anúncio da TV Box informa que ele possibilita acesso livre e sem autenticação a uma grande gama de conteúdos.

Caso você chegue à conclusão de que seu aparelho é pirata, é importante ficar atento, pois estes podem ter seus conteúdos interrompidos a qualquer momento pelos órgãos responsáveis. 

No entanto, se você estiver preocupado em relação a legalidade do serviço, a Anatel alerta que os consumidores que possuem um aparelho TV Box pirata não serão penalizados. 

Isso porque o foco da agência é a comercialização destes aparelhos, portanto, são aqueles que vendem e distribuem tais aparelhos que serão penalizados e responderão pelo crime de pirataria.