Mais importante do que conhecer as melhores formas de utilizar as redes sociais, é saber como se proteger delas, pois são disponibilizados muitos dados na criação das suas contas, bem como a preferência que você tem por certos conteúdos e, já avisamos, o algoritmo pode ser aterrorizante.

Exatamente pensando nisso, criamos uma lista contendo seis dicas simples de serem seguidas para proteger a sua privacidade no Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo. Siga lendo para saber mais!

Anúncio

Importância de proteger o seu Facebook

Facebook lanca atualizacao de ferramenta de privacidade da rede social

Não querendo que você fique paranóico nem nada do tipo, mas existem centenas de casos de stalkers que, ao encontrarem uma pessoa em determinada rede social, tornaram aquela pessoa a obsessão da sua vida, e você não quer que isso aconteça com você, certo?

É claro que isso é apenas uma suposição, mas você já deve ter percebido que as pessoas se expõem demais nas redes sociais, inclusive para pessoas desconhecidas e isso dá brecha para outras situações se desenrolarem.

Por conta disso que proteger a sua privacidade, principalmente no Facebook, é algo tão importante e, ao longo deste texto, iremos apresentar algumas dicas simples que você deve seguir se deseja ficar seguro.

Seis dicas simples para proteger sua privacidade no Facebook

1- Não adicione desconhecidos

Apesar do Facebook ser uma rede social para que as pessoas possam fazer novos amigos, sempre recomendamos que você não adicione pessoas que desconheça pessoalmente ou que nunca viu na vida, afinal, você não sabe o que esperar deste indivíduo, concorda?

Como já comentamos anteriormente, o ideal é dar prioridade para aceitar e adicionar pessoas que você verdadeiramente conhece, mantendo estranhos com possíveis más intenções de longe.

2- Não insira todas as suas informações no Facebook

Apesar de parecer excelente que a rede social lhe recomende conteúdos que tenham a ver com você, essa pode ser, na verdade, uma ótima forma de você ter um enorme roubo de informações, e não queremos isso nem de longe.

Em um primeiro momento, apenas o seu país, nome completo e foto de perfil são necessários, além disso, evite ao máximo adicionar a sua localização em fotos, para que as pessoas não saibam onde você está.

3- Altere a privacidade das suas publicações

O Facebook é uma rede social para compartilhamento, mas nem por isso você precisa compartilhar as suas coisas com o mundo inteiro, certo? Por isso, comece alterando a privacidade das suas publicações para somente os seus amigos, seja fotos ou compartilhamentos de publicações de terceiros.

Esse passo pode parecer pequeno, mas é um dos mais importantes, visto que muitas vezes você pode ter feito uma publicação relevante e ela poderá aparecer nas sugestões para outros usuários, que o encontrarão facilmente.

4- Tranque o seu perfil

Seguindo com a linha de alterar a privacidade das suas publicações, recomendamos que você tranque o seu perfil o máximo possível, com informações que não são relevantes para outros usuários, mas sim para o Facebook, como o seu e-mail e número de telefone, por exemplo.

Você pode gerenciar essas configurações diretamente pelo aplicativo ou pelo site do Facebook, no seu perfil e existem diversas outras coisas que podem ser bloqueadas, inclusive a sua foto de perfil.

5- Verifique constantemente os dispositivos aos quais você está conectado

Os golpes se tornaram cada vez mais constantes e o roubo de identidade está rolando solto, principalmente no caso de venda de objetos falsos, por isso tome cuidado onde você está fazendo login com a sua conta do Facebook e quais dispositivos têm acesso a sua conta.

Diretamente pelo Facebook você consegue excluir e bloquear acessos estranhos, tornando a sua conta mais segura e, principalmente, com menos risco de ter a sua identidade copiada para golpes.

6- Conceda apenas o necessário

Quando estamos entrando no aplicativo, o mesmo sempre necessita que aceitemos alguns termos e permissões que são necessárias para a funcionalidade do aparelho, mas muitas vezes não são essenciais. 

Dessa forma, você pode alterar essas permissões nas configurações do seu aparelho, na opção do aplicativo do Facebook, seguindo a seguinte ordem: clique em “Localização”, escolha a opção “nunca” ou “pedir na próxima vez ou quando eu compartilhar”; clique sobre “Fotos”, opte por “fotos selecionadas” ou “nenhuma”. Por fim, desmarque a opção “permitir rastreamento”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *