Tecnologia e História do Brasil

Você sabe o que o Barão de Mauá tem a ver com a internet? Ou com o celular qu…
Anúncio

Você sabe o que o Barão de Mauá tem a ver com a internet? Ou com o celular que tanto usamos?

Tecnologia e História do Brasil

Anúncio

Sabemos que por um período, a única forma de comunicação com uma pessoa em um lugar distante, era através das cartas. Foi assim até 1857, ao ser inaugurado o primeiro cabo submarino no Brasil para uso dos telégrafos. Posteriormente, outro cabo ligava o Brasil a Europa, mais precisamente, Brasil a Portugal. 

telegraf

Anúncio

O telégrafo foi muito útil para que a informação fosse transmitida de forma segura e mais rápida que as cartas. Foi utilizado até a primeira metade do século XX, principalmente, por indústrias e governos.

Do telégrafo, evoluímos ao telefone, que foi uma revolução em sua época. O primeiro foi instalado no Brasil em 1877, no Palácio da Quinta Boa Vista, no Rio de Janeiro, durante o reinado de D. Pedro II. As primeiras linhas telefônicas ligavam o palácio imperial às casas dos ministros.

mobilefirst 5

Anúncio

Do telefone, vamos aos computadores e celulares, que evoluíram juntos inovando e trazendo agilidade em nossa comunicação. Em 1990 chegou o e-mail ao Brasil e também a primeira rede de telefonia celular ao Brasil.

6 anos depois, estava a disposição o navegador Internet Explorer em português, e foi quando a internet começou a decolar no país.

A medida que os celulares passaram a ter mais funções, deixaram de ser usado apenas para telefonia. Principalmente, quando surgiram os primeiros aparelhos com WiFi. Hoje, com a tecnologia na ponta dos dedos, praticamente todas as pessoas usam as redes sociais. A informação é possível a qualquer um com acesso a internet, que trouxe a democratização da voz do povo.

Anúncio

Em 2013, pela 1ª vez no pais, ocorreram protestos em massa nas principais cidades brasileiras, motivada pelo aumento da passagem de ônibus. As redes sociais foram e continuam sendo muito importantes, pois foi através delas que o povo de várias cidades diferentes pode se unir e se comunicar em velocidade instantânea antes de ir as ruas.

Em 2016 também houveram grandes manifestações em todo o Brasil, contra e a favor do impeachment.

Agora…

Irineu evangelista de sousa the viscount of maua

Respondendo a pergunta inicial, o que o Barão de Mauá tem a ver com nossa internet ou celular? 

Como pudemos ver, cada tecnologia evolui a partir da anterior.

A ligação do cabo submarino entre Brasil e Portugal para uso dos telégrafos se deu graças ao espírito empreendedor de Barão de Mauá, que financiou e organizou sua instalação.

Hoje os cabos submarinos transmitem os dados de telefonia e internet. Claro que não são os mesmos da época do Barão de Mauá. Eles podem ser do tipo metálico, coaxial ou ótico, que é o mais usado atualmente. Eles recebem uma proteção mecânica adicional, própria para a instalação sob a água e também possui isolamento e proteção mecânica especiais.

Este é um resumo de como as tecnologias comunicativas fora evoluindo e fazendo acontecer a nossa história.


O seu portal do mundo tec.

Carregando…