loader image

Ventilador ou ar-condicionado? Saiba qual comprar para refrescar a casa no verão

O verão já chegou ao fim, mas os questionamentos em relação ao que comprar para se refrescar não acabam nunca, afinal dependendo de qual for a escolha em relação a economia, é preciso um planejamento durante o ano inteiro para comprar um produto de boa qualidade, certo?

Exatamente pensando nisso, criamos um texto completo para que você saiba qual escolher para o verão: o ar condicionado ou o ventilador. Ao longo deste texto, falaremos mais sobre as vantagens de cada um e, claro, sobre a economia oferecida, então, siga lendo para saber mais sobre essas opções!

Qual a melhor opção: ar condicionado ou ventilador?

O que Gasta mais Energia Ventilador ou Ar Condicionado
Ventilador ou ar-condicionado? Saiba qual comprar para refrescar a casa no verão 2

Antes de mais nada, é importante entender que a sua compra não precisa, necessariamente, se restringir ao ventilador ou ar condicionado, afinal ainda temos como opção o umidificador e o climatizador e cada um conta com benefícios em relação ao que oferece para os usuários.

Como existem muitas opções, não poderíamos deixar de dar algumas explicações sobre cada uma:

  • Ventilador: Faz a circulação do ar, succionando o ar disperso no local e o concentrando/comprimindo em um ponto;
  • Ar condicionado: Refrigera o ar de um ambiente utilizando os princípios básicos da termodinâmica. Basicamente, ele retira o calor de um ambiente e o dispersa em outro. Também há modelos que limpam o ar, umidificam e secam;
  • Umidificador: Aumenta a umidade relativa de um ambiente, deixando o ar menos seco e mais agradável. O aparelho gera partículas de água que são direcionadas para fora do equipamento;
  • Climatizador: Como se fosse a junção do ventilador com o umidificador. Ele puxa o ar disperso e o passa por uma colmeia molhada, o que diminui a temperatura e aumenta a umidade. Após a passagem, o ar é direcionado para um ponto específico.

Agora que você conhece o que cada uma das opções faz, é importante entender que, no geral, a melhor opção é com certeza um ar condicionado que seja quente/frio, pois ele tem a capacidade de ser utilizado em qualquer estação e permite o controle da temperatura do ambiente para que esta fique ideal, independente do tamanho. Contudo, a sua utilização poderia ser complementada com um umidificador em dias mais secos.

O que gasta mais energia?

De todas as opções que citamos anteriormente, o ar condicionado é o que mais gasta energia, seguido pelo ventilador, climatizador e, por fim, o umidificador de ar, que é o que tem o menor consumo de energia, todavia, nem por isso ele não deve ser escolhido, certo?

O que faz com que um ar condicionado gaste mais ou menos é a sua potência, por isso ao comprar o seu fique atento aos BTU’s de cada modelo disponível e invista nos mais modernos, pois atualmente existem opções no mercado, os chamados modelos Inverter, que podem ser controlados por aplicativo no seu smartphone e ainda mostram o consumo de energia que está sendo feita, o que acaba sendo melhor do que qualquer uma das demais opções.

O modelo Inverter, como é conhecido, tem a capacidade de controlar a temperatura pela estabilização do ambiente, o que significa que quando o local atingir a temperatura programada, o ar condicionado poderá manter apenas uma ventilação com frequência o suficiente para que a temperatura não se altere, o que acaba não necessitando tanto do motor.

Os fabricantes estimam que a economia com um ar-condicionado Inverter pode ultrapassar 40% em relação a um aparelho convencional novo, chegando até a 70% na comparação com equipamentos mais antigos, o que vai pesar bem menos na sua conta de luz e, claro, manter o seu conforto.

O que é preciso analisar antes de comprar o meu produto?

Independente da escolha que você fizer para a sua casa, será de extrema importância que você analise as opções disponíveis de acordo com o que se encaixa na sua realidade. Dessa forma, as principais são:

  • Tensão elétrica (127V ou 220V);
  • Capacidade térmica (BTU ou kcal/h);
  • Faixa de temperatura;
  • Potência elétrica (W, Kw e VA);
  • Nível de ruído;
  • Estrutura necessária para a instalação;
  • Faixa de umidade.

Caso você siga as informações que lhe passamos, bem como se atente ao que deve ser analisado antes da compra, você, com certeza, estará mais do que preparado para deixar de passar calor durante o verão, então, invista na melhor opção para você e o seu bolso agora mesmo!