Entenda como funcionam os leilões da Receita Federal

De vez em quando, a Receita Federal acaba realizando apreensões de equipament…

Anúncio


De vez em quando, a Receita Federal acaba realizando apreensões de equipamentos eletrônicos, tais como celulares, notebooks e consoles. Geralmente, os leilões acontecem com preços muito abaixo dos encontrados no mercado. 

receita2Bleilao
Imagem: Reprodução/Internet

Pensando em levar mais informação para os nossos leitores, iremos te explicar tudo sobre como funcionam os leilões da Receita Federal e como os produtos são adquiridos. Para saber mais, basta seguir lendo a nossa matéria!

Anúncio

Como são conseguidos os produtos dos leilões?

Os produtos leiloados no site da Receita Federal são conseguidos por meio de apreensões da alfândega, produtos abandonados, entregues à Fazenda Nacional ou objeto de pena de perdimento.

Produtos dos mais diversos tipos podem acabar nesses leilões, e eles vão desde porcelanas, até mesmo carros e outros tipos de veículos. Você certamente vai conseguir um produto muito bom se tiver paciência para ler os editais.

Como funcionam os leilões da Receita Federal

A Receita Federal conta com dois tipos de leilões: presenciais e eletrônicos. Atualmente, os leilões presenciais estão suspensos por conta da pandemia do Covid-19, mas eles acabam não sendo muito requisitados por acontecerem em diversas cidades do país. 

Já os leilões eletrônicos acontecem totalmente online, e se assemelha à um site de vendas digital. Infelizmente, para ter acesso ao leilão, é necessário acessar o portal e-CAC da Receita Federal e conseguir um código de acesso. 

Na teoria, os leilões podem ser acessados por pessoas físicas e jurídicas, desde que estas possuam o código de acesso. Contudo, os editais são diferentes para cada tipo de leilão, e alguns só podem ser acessados por um grupo de pessoas (física ou jurídica). 

Os leilões eletrônicos são divididos em lotes de diferentes produtos, mas que fazem parte das mesmas categorias, portanto serão disponibilizados lotes de veículos ou lote de aparelhos eletrônicos, por exemplo. 

É obrigatório estar em dia com a Receita Federal para participar do leilão, ou seja, você precisa estar com seus impostos pagos e sua Declaração enviada, somente assim o seu acesso será liberado.

Como funcionam os lotes

Os lotes são fechados e contam com diversos produtos, por isso se você quiser um PlayStation 4, por exemplo, mas o lote conter um celular Xiaomi e um fone de ouvido bluetooth, você precisará levar todos os produtos contidos no lote. Geralmente, pelo valor que será arrematado, acaba valendo a pena levar todos os produtos. 

Quando você acessa um lote, ao lado terá um valor que é dado como o preço mínimo pelo produto. Como se trata de um leilão, raramente aquele será o valor final que o lote será vendido, por isso você deve estar atento ao quanto pode pagar.

Além disso, os produtos podem estar sujeitos a ICMS, que serão calculados apenas depois de lote ter sido vendido. Como o esquema acaba sendo muito diferente de uma compra tradicional, é importante que você leia todo o edital com muita atenção antes de sair dando lances por aí. 

Para saber mais sobre os produtos leiloados e como participar ativamente do leilão, você pode acessar o nosso site ou acessar a matéria disponibilizada nesse link


O seu portal do mundo tec.

Carregando…

0