Muitas das crenças populares sobre tecnologia são incorretas. Por exemplo, aqueles que nasceram na década de 1990 provavelmente já ouviram seus avós afirmarem que videogames estragam as televisões.
Em ambientes virtuais, frases como “macOS não é suscetível a vírus” ou “as “IAs possuem consciência” são repetidas frequentemente. E isso não acontece somente entre os menos técnicos. A equipe da Só Tecnologia convida você a desmontar essas falsidades e revelar a realidade.
A seguir, apresentamos oito mitos sobre tecnologia que você provavelmente desconhece!
A seguir, apresentamos oito mitos sobre tecnologia que você provavelmente desconhece!
Mito 1: Utilizar Wi-Fi público não traz riscos.
Muitos usuários se conectam a redes Wi-Fi públicas para economizar dados móveis. Embora essas redes sejam comuns em restaurantes, aeroportos e outros locais, os usuários que utilizam essa tecnologia podem estar em risco, pois elas podem armazenar uma variedade de informações, incluindo o histórico de navegação.
Evite acessar páginas sem certificação de segurança e não ative o compartilhamento de arquivos ao se conectar a uma rede pública. Além disso, durante a navegação, evite compras, pagamentos ou a divulgação de informações bancárias.
Mito 2: Navegar em uma aba anônima garante total privacidade.
Quando você utiliza uma aba anônima, muitos acreditam que estão completamente invisíveis. No entanto, isso não é verdade. O Google Chrome afirma que essa função apenas não salva o histórico de navegação, cookies de sites e dados de formulários.
O uso de navegadores focados em segurança é uma maneira de reduzir o rastreamento de dados enquanto você navega pela Internet. Exemplos incluem navegadores como Brave, Tor e Onion, que podem mascarar o endereço IP do usuário, exibindo um endereço diferente para os navegadores externos.
Mito 3: O macOS está imune a infecções por vírus.
Embora os sistemas operacionais da Apple sejam mais seguros do que outros, eles também podem ser alvos de vírus e malwares. Um motivo para esse mito é que hackers e usuários mal-intencionados focam mais em dispositivos com Windows devido à dificuldade de infectar dispositivos macOS.
No entanto, isso não significa que os computadores da Apple não possam ser hackeados.
Mito 4: Antivírus protege contra todas as ameaças virtuais.
Embora os antivírus protejam contra grande parte dos vírus e malwares presentes na internet, eles não tornam os computadores invulneráveis. Os programas de segurança possuem bancos de dados contendo códigos de vírus conhecidos, o que os habilita a lidar com essas ameaças.
Entretanto, é possível que surjam vírus novos que os programas ainda não sejam capazes de remover. Por isso, os usuários devem evitar o download de arquivos desconhecidos e adotar outras medidas de segurança, como o uso de uma rede privada virtual, carteiras digitais e autenticação em dois fatores.
Mito 5: A Inteligência Artificial substituirá os seres humanos.
Apesar das IA desempenharem um papel importante na automação de várias tarefas, não existem evidências sólidas de que esta tecnologia irá substituir a humanidade. Embora possam assumir tarefas repetitivas, elas ainda não podem competir com seres humanos em atividades criativas ou decisões mais subjetivas.
Além disso, as máquinas carecem de características humanas intrínsecas, como empatia, pensamento crítico e habilidades sociais, o que as impede de reproduzir com precisão as ações humanas. A incapacidade das IAs em alcançar a perfeição é um exemplo disso.
Mito 6: As IAs possuem consciência.
O Chat GPT é um exemplo disso, ele tem a capacidade de interagir com os usuários como se fosse consciente, mas na verdade não é bem assim. Por mais complexas que pareçam, as respostas dessas tecnologias são determinadas pelos dados e algoritmos criados por humanos.
Isso significa que os chatbots não fazem mais do que foram programados para fazer, ao contrário das pessoas, que podem improvisar com criatividade e habilidades sociais. Então relaxa, a Skynet do Exterminador do Futuro ainda está longe de ser criada. Será?
Mito 7: O 5G pode causar doenças.
O 5G foi alvo de rumores devido às suas frequências mais altas no espectro eletromagnético. Algumas pessoas acreditavam que isso poderia causar doenças. O boato afirma que fadiga, dores de cabeça e problemas de sono foram causados pela exposição à tecnologia. No entanto, nenhuma pesquisa científica confirma esses sintomas.
Mito 8: O sinal Wi-Fi é afetado por portas fechadas.
Existem várias coisas que podem prejudicar a qualidade da sua conexão Wi-Fi. Além de micro-ondas, aquários, espelhos, telas de LCD e até mesmo cabos desprotegidos, superfícies metálicas são os principais “inimigos” do seu roteador.
Portanto, portas abertas ou fechadas não interferem no sinal do Wi-Fi, mas paredes sim.