loader image

WhatsApp: saiba se teve o seu clonado

O WhatsApp se tornou o aplicativo de conversa mais utilizado atualmente e está disponível para download no Android e no IOS. Conforme foi se criando um costume de se usar o aplicativo para se manter mais próximo das pessoas que estão distantes ou até como meio de conversa rápida, a possibilidade de golpes nele também foi aumentando.

Cada dia que passa os golpes aplicados pelo WhatsApp se tornam mais frequentes, com isso conhecidos recebem mensagem alegando que houve uma troca de número e logo em seguida o pedido de um Pix, ou mensagens estranhas são enviadas pelo seu número, mas não foi você que as enviou. Sendo assim, possui maneiras de saber se seu número foi clonado, saiba algumas delas a seguir.

WHATSAPP CLONAGEM 1
WhatsApp: saiba se teve o seu clonado 3

1. Aviso de conta clonada

O WhatsApp não deixa o mesmo número estar logado em dois celulares diferentes, logo se alguém tentar fazer o login usando seu número em outro aparelho, você receberá um aviso que sua conta foi adicionada em outro lugar. Só por isso já dá pra saber que estão tentando usar seu número, para possivelmente aplicar golpes nos seus contatos.

Na mensagem recebida é pedido que você confirme o número, com isso sua conta será reativada em seu smartphone. Porém há a possibilidade de que você tenha recebido a mensagem sem solicitar a mesma, ou por terem tentado clonar seu número utilizando um procedimento chamado SIM Swap.

De qualquer forma, caso tenha recebido a mensagem sem solicitar é importante verificar se não houve tentativa de clonagem ou se a mensagem  foi apenas enviada sem ser solicitada.

2. Verificação de atividades estranhas em sua conta

Caso surjam mensagens que você não tenha enviado ou até mesmo conversas que contam como lidas que não foram abertas por você, ou até mesmo não recebeu notificação das mesmas, pode significar que sua conta pode estar aberta em outros dispositivos.

Pode ocorrer do WhatsApp ter falhas, e não notificar corretamente as mensagens recebidas, por isso é importante analisar se houve uma queda no aplicativo recentemente, mas caso esteja aparentemente tudo normal com a execução do aplicativo, a chance de que seu número tenha sido clonado é bastante grande.

3. Desconectar as sessões ativas do WhatsApp Web

O WhatsApp web veio para facilitar o acesso ao aplicativo e assim não precisar ficar olhando o celular para acessar sua conta quando se está no computador ou notebook, mas é necessário ficar atento se a conta que foi acessada no web foi deslogada quando se fechou a aba.

  1. Abra o aplicativo no seu celular e vai na opção de “Configurações”
  2. Selecionar a opção de “Aparelhos conectados”
  3. Lá vai te dar a opção de conectar sua conta no web gerando um QR Code, ou de ver em quais lugares sua conta está logada e dessa forma verificar se está logada em algum aparelho que não deveria e dessa forma tirar o acesso.
WhatsApp Image 2023 08 15 at 10.48.19
WhatsApp: saiba se teve o seu clonado 4

4. Tomar cuidado com aplicativos espiões

Celulares que possuem Android são mais propensos a possuir aplicativos espiões, mas para eles serem instalados a pessoa precisa ter acesso físico ao seu celular, mas pode ficar em observação a softwares desconhecidos que possam estar armazenados em seu smartphone ou a atividades suspeitas.

Hoje em dia possuem aplicativos que permitem que pais fiquem de olho na movimentação do celular de seus filhos ou até mesmo empresas para saber se seus colaboradores estão usando de forma correta o dispositivo que foi disponibilizado por elas, mas esses mesmos aplicativos servem para pessoas má intencionadas vigiarem o WhatsApp alheio.

5. Como se proteger

Para ter maior segurança na hora de utilizar seu aplicativo, utilize algumas das dicas de segurança.

  • Ativar verificação em duas etapas: com esse recurso ativado se consegue ter uma maior segurança na hora de ativar sua conta.
  • Não instalar aplicativos com fontes duvidosas e WhatsApp de versões turbinadas que não são encontradas na Play Store ou App Store.
  • Proteger o aplicativo com senha, ou reconhecimento facial para os modelos de celulares mais recentes, se possível até instalar um aplicativo para por senha e precisar dessa forma de senha para abrir os aplicativos.

6. WhatsApp: Clonagem x Roubo

A clonagem do aplicativo é feita quando o criminoso consegue assumir o controle da conta já existente, se passando por você, onde consegue ter acesso às conversas, mídias e contatos.

Já o roubo é feito quando o criminoso consegue dados da vítima e se passa por ela, criando talvez uma nova conta, mas com dados de outras pessoas, para aplicar esses golpes.